Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23178
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmandaCristinaGuedesCantilo_tcc.pdf598,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O futebol a serviço da tradição literária brasileira em O drible
Autor(es): Cantilo, Amanda Cristina Guedes
Orientador(es): Hess, Elisabeth Ingeburg Souza
Assunto: Futebol
Literatura brasileira
Identidade nacional
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 18-Fev-2020
Referência: CANTILO, Amanda Cristina Guedes. O futebol a serviço da tradição literária brasileira em O drible. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Tendo como base a leitura do romance O drible de Sérgio Rodrigues e aproveitando as discussões recorrentes na história literária brasileira acerca da caracterização da literatura brasileira e do papel da literatura na fundação da nação brasileira, o presente trabalho pretende discutir a tentativa de elevação do futebol ao posto de possível personagem capaz de dar conta desta representação no romance o Drible de Sérgio Rodrigues. Buscando traçar um paralelo entre a tentativa de encontrar esse personagem que unifica a sociedade brasileira e a inserção do futebol na temática literária no Brasil. A partir desses dois pontos retomar a discussão sobre a disjunção da nação Brasileira e apresentar os traços que credenciam ou não o futebol a ser uma personagem capaz de trabalhar as singularidades da sociedade brasileira, analisando a recriação literária do esporte proposta pelo autor da obra, explorando as cenas recriadas a partir da narração das personagens e as metáforas futebolísticas usadas para a construção de sentidos dentro do romance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons