Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThaisThadeuFirmino_tcc.pdf659,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A personagem feminina nos romances
Autor(es): Firmino, Thaís Thadeu
Orientador(es): Ribeiro, Pedro Mandagará
Assunto: Mulheres na literatura
Mulheres - representações
Personagens literários
Romance (Literatura)
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 18-Fev-2020
Referência: FIRMINO, Thaís Thadeu. A personagem feminina nos romances. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo a análise do papel da personagem feminina nos romances, independente do período histórico. Haverá referência aos romances escritos por autoras, de forma a analisar o papel que a personagem feminina assume quando o romance é escrito por uma mulher. Para a análise foram abordados os livros Americanah, Cinquenta Tons de Cinza e Orgulho e Preconceito. O artigo foi construído com três seções bem delimitadas, a primeira onde poderá ser observado o conceito de personagem puro e simples, levando se em conta o caráter cronológico; a segunda seção consiste em breves descrições acerca de cada uma das três obras analisadas no artigo, tendo maior concentração e riqueza de detalhes aquele que serviu de fundamento principal – Americanah; a terceira seção de análise é onde se apreciará a representatividade da personagem feminina em romances e, especialmente, em obras que contenham autoras mulheres, de forma a demonstrar as nuances e mudanças de perspectiva encontradas pelas personagens que saíram das sombras dos personagens masculinos e passaram a ser protagonistas das suas próprias obras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons