Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RafaelVelosoMendes_tcc.pdf759,48 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, Ormezinda Maria-
dc.contributor.authorMendes, Rafael Veloso-
dc.identifier.citationMENDES, Rafael Veloso. Produção textual e o gênero verbete na educação de jovens e adultos (EJA): termos da educação financeira. 2018. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é direcionada à população que não conseguiu acompanhar ou concluir seus estudos no tempo regular de ensino. Esses jovens/adultos voltam à escola com o intuito de recuperar o tempo perdido, garantindo assim uma melhor inserção na sociedade. Nesse sentido, a EJA é uma modalidade de ensino que requer atenção especial por parte do sistema de ensino e, inserido nele, o professor de língua portuguesa. Com esses alunos, observa-se a dificuldade nos processos de leitura e escrita, por isso, este trabalho tem como objeto de estudo a produção textual do gênero verbete na educação de jovens e adultos. Entende-se por gênero textual “um texto materializado em situações comunicativas recorrentes”, conforme Marcuschi (2008, p. 155). Já verbete, é entendido como um “texto escrito que contém explicação de um conceito” (MATIAS, 2014, p. 39), sendo, geralmente, encontrado em dicionário, glossários e enciclopédias. A motivação para a realização desta pesquisa se deu com a necessidade de se trabalhar de forma diferente os diversos gêneros textuais na sala de aula. O objetivo da pesquisa é ensinar aos alunos dos 7º e 8º anos do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública localizada na Região Administrativa do Guará o que é um gênero textual, reconhecendo a aplicabilidade deles nos diferentes contextos; fornecer suporte para o aluno aprender a utilizar o dicionário, dessa forma, localizar determinado verbete que ali se encontra; trabalhar a criatividade do aluno ao solicitar que ele produza a definição de determinada palavra do mundo financeiro, uma vez que, nos deparamos todos os dias com palavras daquele mundo e muitas das vezes desconhecemos o seu significado; e confrontar sua produção, com o que está no glossário de termos financeiros elaborado pelo Banco Central do Brasil. Utilizou-se como base teórica os conceitos de gêneros proposto por Bakhtin (1997) e Marcuschi (2007, 2008). Empregou-se o método descritivo e pesquisa-ação, de modo que os percursos metodológicos foram: i) observação etnográfica nas aulas de língua portuguesa do CEF 08 das turmas de EJA; ii) aplicação de questionário sobre perspectivas pessoais e habilidades de escrita e leitura dos alunos da EJA; iii) regência de aulas com o tema “Gênero textual verbete”; iv) definição de verbetes do mundo financeiro pelos alunos; v) produção textual de tema e gênero livre contendo os verbetes escolhidos e vi) verificação de aprendizado por meio da epilinguística.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProdução textualpt_BR
dc.subject.keywordGêneros textuaispt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - dicionáriospt_BR
dc.titleProdução textual e o gênero verbete na educação de jovens e adultos (EJA) : termos da educação financeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-18T12:15:02Z-
dc.date.available2020-02-18T12:15:02Z-
dc.date.submitted2018-12-17-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23171-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons