Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mundim, Elisângela Duarte Almeida | - |
dc.contributor.author | Araújo, Gisleine Aparecida Rolim Loenert | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Gisleine Aparecida Rolim Loenert. Ambiente escolar: espaço de aprendizagem significativa para todos, docentes e alunos, numa perspectiva interativa. 2011. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo foi investigar os principais entraves que dificultam a interação professor/aluno com o intuito de contribuir para o processo de ensino aprendizagem e através da identificação de pontos relevantes, nas concepções, que possam estimular professor e aluno dentro do espaço escolar, a integrarem nesse processo uma convivência de afetividade no processo educativo levando-os a uma educação de qualidade. A concepção teórica baseou-se nas teorias interacionistas entre professores e alunos. A Epistemologia Qualitativa foi utilizada para compreender as informações construídas em um processo construtivo-participativo. Participaram da pesquisa, professores da rede pública do Estado de São Paulo que trabalham em uma escola de Ensino Fundamental. Os instrumentos metodológicos utilizados foram questionários, roda de conversa e observações. Os conhecimentos produzidos neste estudo contextualizam toda a problemática, lançando subsídios à reflexão aos educadores, possibilitando compreender as situações didáticas em que adotam em sua prática de ensino e que estratégias metodológicas permitem estabelecer uma ponte entre o objeto de conhecimento e os sujeitos aprendentes visando à viabilização do entendimento da escola como espaço de interação e de uma aprendizagem significativa e de qualidade para todos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | en |
dc.subject.keyword | Inclusão social | en |
dc.title | Ambiente escolar : espaço de aprendizagem significativa para todos, docentes e alunos, numa perspectiva interativa | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-06T15:20:15Z | - |
dc.date.available | 2012-01-06T15:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-06T15:20:15Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2316 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2316 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|