Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RafaelDeMirandaPeres_tcc.pdf115,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O português falado pelos Awá-guajá e a interferência da língua materna na língua adicional
Autor(es): Peres, Rafael de Miranda
Orientador(es): Magalhães, Marina Maria Silva
Assunto: Língua Guajá
Línguas indígenas
Linguística
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 17-Fev-2020
Referência: PERES, Rafael de Miranda. O português falado pelos Awá-guajá e a interferência da língua materna na língua adicional. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A língua a ser aqui objeto de estudo é a língua guajá, “falada por 420 indivíduos encontrados no noroeste do estado do Maranhão. Essa língua é parte do VIII subgrupo da família Tupí-Guaraní” (Magalhães & Mattos, 2014 apud Rodrigues, 1999). Neste trabalho pretendo analisar, por meio de um estudo exploratório e descritivo, as variedades do português falado pelos Awá-Guajá, que têm como língua materna em plena vitalidade o guajá e cuja maioria das pessoas domina muito pouco a língua portuguesa, analisando os fenômenos que ocorrem nessas variedades. Minha proposta é identificar e explicar, os traços da estrutura linguística do guajá que ficam explícitos no português falado por eles.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.23168
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons