Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23165
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MichelleMacielFalcao_tcc.pdf514,42 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAraújo, Adriana de Fátima Barbosa-
dc.contributor.authorFalcão, Michelle Maciel-
dc.identifier.citationFALCÃO, Michelle Maciel. Da dor ao prazer: o percurso de Lóri em “Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres”, de Clarice Lispector. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem o objetivo de analisar o percurso que a personagem Loreley faz da dor ao prazer, isto é, a transformação que ocorre em sua vida para que ela possa aprender a viver de uma forma mais alegre e menos sofrida. Loreley é a personagem principal da obra “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres”, publicada em 1969, por Clarice Lispector. Neste trabalho, defendemos a tese de que Loreley, cujo apelido é Lóri, só consegue parar de compreender sua vida apenas como sofrimento e conhecer outra realidade, na qual a felicidade, a alegria e o prazer são possíveis, quando ela conhece e recebe a ajuda de outro ser humano, Ulisses, personagem literário que representa um guia no percurso da aprendizagem de Lóri. Esta monografia está estruturada em cinco partes. Na primeira parte, escrevemos um pouco sobre a biografia da escritora do romance, Clarice Lispector, além disso, tentamos explicar possíveis motivos de ela ser considerada uma das escritoras mais importantes, fascinantes e misteriosas da Literatura Brasileira, por meio da apresentação de seu perfil, bem como de importantes características que definem a sua vida e a sua obra; na segunda parte, apresentamos brevemente o romance, a história das personagens e o principal conflito, o qual é a busca de Lóri para aprender a viver; na terceira parte, fazemos reflexões acerca do que é o sofrimento para Loreley, além disso há a explicação de como a técnica do fluxo da consciência é desenvolvida na obra; na quarta parte, refletimos sobre a essencial ajuda de Ulisses no percurso da aprendizagem de Loreley; e por fim, há a parte do aprendizado de Lóri, em que mostramos como ela foi capaz de conquistar, com a ajuda de Ulisses, o objetivo da sua aprendizagem: ser feliz e sentir prazer em existir.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLispector, Clarice, 1920-1977pt_BR
dc.subject.keywordAnálise literáriapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileirapt_BR
dc.subject.keywordPersonagens literáriospt_BR
dc.titleDa dor ao prazer : o percurso de Lóri em “Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres”, de Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-17T14:27:24Z-
dc.date.available2020-02-17T14:27:24Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23165-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons