Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo, Adriana de Fátima Barbosa | - |
dc.contributor.author | Falcão, Michelle Maciel | - |
dc.identifier.citation | FALCÃO, Michelle Maciel. Da dor ao prazer: o percurso de Lóri em “Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres”, de Clarice Lispector. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem o objetivo de analisar o percurso que a personagem Loreley faz da dor ao prazer, isto é, a transformação que ocorre em sua vida para que ela possa aprender a viver de uma forma mais alegre e menos sofrida. Loreley é a personagem principal da obra “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres”, publicada em 1969, por Clarice Lispector. Neste trabalho, defendemos a tese de que Loreley, cujo apelido é Lóri, só consegue parar de compreender sua vida apenas como sofrimento e conhecer outra realidade, na qual a felicidade, a alegria e o prazer são possíveis, quando ela conhece e recebe a ajuda de outro ser humano, Ulisses, personagem literário que representa um guia no percurso da aprendizagem de Lóri. Esta monografia está estruturada em cinco partes. Na primeira parte, escrevemos um pouco sobre a biografia da escritora do romance, Clarice Lispector, além disso, tentamos explicar possíveis motivos de ela ser considerada uma das escritoras mais importantes, fascinantes e misteriosas da Literatura Brasileira, por meio da apresentação de seu perfil, bem como de importantes características que definem a sua vida e a sua obra; na segunda parte, apresentamos brevemente o romance, a história das personagens e o principal conflito, o qual é a busca de Lóri para aprender a viver; na terceira parte, fazemos reflexões acerca do que é o sofrimento para Loreley, além disso há a explicação de como a técnica do fluxo da consciência é desenvolvida na obra; na quarta parte, refletimos sobre a essencial ajuda de Ulisses no percurso da aprendizagem de Loreley; e por fim, há a parte do aprendizado de Lóri, em que mostramos como ela foi capaz de conquistar, com a ajuda de Ulisses, o objetivo da sua aprendizagem: ser feliz e sentir prazer em existir. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lispector, Clarice, 1920-1977 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise literária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens literários | pt_BR |
dc.title | Da dor ao prazer : o percurso de Lóri em “Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres”, de Clarice Lispector | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T14:27:24Z | - |
dc.date.available | 2020-02-17T14:27:24Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/23165 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|