Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23164
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RonisauloLimaDeOliveira_tcc.pdf541,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O indígena na perspectiva do jesuíta uma análise da obra : “Diálogo sobre a Conversão do Gentio”
Autor(es): Oliveira, Ronisaulo Lima de
Orientador(es): Ribeiro, Pedro Mandagará
Assunto: Jesuítas
Índios
Colonização
Jesuítas - missões
Evangelização
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 17-Fev-2020
Referência: OLIVEIRA, Ronisaulo Lima de. O indígena na perspectiva do jesuíta uma análise da obra: “Diálogo sobre a Conversão do Gentio”. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este artigo baseia-se na obra “Diálogo sobre a conversão do gentio”, do padre Manoel da Nóbrega, jesuíta que chegou ao Brasil em 1549 na expedição de Tomé de Souza. Nela, o líder da primeira missão catequizadora enviada ao Brasil faz uso de um gênero específico em prosa denominado “diálogo”, onde 2 jesuítas manifestam suas opiniões sobre o trabalho de conversão dos gentios, mais especificamente os índios. No colóquio entre os dois interlocutores, o padre Manoel da Nóbrega expõe as dificuldades, dúvidas e desafios que os jesuítas enfrentavam no trabalho de evangelização do índio. Ao mesmo tempo, deixa transparecer, sob a ótica do colonizador, aspectos da história daquela época e da cultura da população indígena brasileira. Nosso trabalho se resume na análise da presente obra com o propósito de traçar um perfil do índio sob a perspectiva bíblico-teológica do jesuíta, identificando e explorando as metáforas, parábolas e textos bíblicos empregados no discurso, tanto para compreender a figura do nativo quanto para justificar a insistência dos catequizadores no trabalho de conversão do gentio, mesmo em face às dificuldades e incertezas que por eles enfrentadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons