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Título: Avaliação da resolução temporal em sujeitos monolíngues e bilíngues por meio do teste gap in noise (GIN)
Outros títulos: Evaluation of the temporal resolution in monolingual and bilingual subjects through the gap in noise (GIN)
Autor(es): Rodrigues, Paula Moreth
Orientador(es): Pereira, Valéria Reis do Canto
Assunto: Multilinguismo
Audição (Fisiologia)
Percepção auditiva
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 17-Fev-2020
Referência: RODRIGUES, Paula Moreth. Avaliação da resolução temporal em sujeitos monolíngues e bilíngues por meio do teste gap in noise (GIN). 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: verificar o desempenho na habilidade de resolução temporal, por meio do teste Gap In Noise (GIN), em sujeitos bilíngues proficientes na Língua Inglesa e sujeitos monolíngues falantes do Português Brasileiro. Métodos: 25 voluntários, com idades entre 19 a 41 anos, submetidos ao teste GIN após avaliação audiológica periférica prévia. A amostra foi dividida em dois grupos normo-ouvintes: Grupo Monolíngue (GM), indivíduos que não apresentam fluência e compreensão na Língua Inglesa ou em qualquer outro idioma; Grupo Bilíngue (GB), composto por professores de escolas de idioma (Português-Inglês). Resultados: as médias dos limiares de detecção do gap e de porcentagem de acertos no GM na orelha direita foram, respectivamente, 6,21 e 66,67% e orelha esquerda 6,14 e 67,14%. No GB, estas medidas foram 5,36 e 72,27% para orelha direita e 6,09 e 68,94% para a orelha esquerda. Não houve diferença em relação aos grupos e orelhas no GIN. Conclusão: sujeitos bilíngues proficientes na Língua Inglesa apresentaram desempenho semelhante aos de sujeitos monolíngues falantes do Português Brasileiro na habilidade de resolução temporal.
Abstract: Purpose: to verify the performance of the temporal resolution ability, through the Gap In Noise (GIN) test, in bilingual subjects proficient in the English Language and monolingual subjects who speak Brazilian Portuguese. Methods: 25 volunteers, aged 19 to 41 years, submitted to the GIN test after previous peripheral audiological evaluation. The sample was divided in two normal hearing groups: Monolingual Group (GM), individuals who do not have fluency and comprehension in the English Language or any other language; Bilingual Group (GB), composed of teachers of language schools (Portuguese-English). Results: the mean of the gap detection thresholds and percentage of correct answers in GM in the right ear were, respectively, 6.21 and 66.67%, and left ear 6.14 and 67.14%. In GB, these measures were 5.36 and 72.27% for the right ear and 6.09 and 68.94% for the left ear. There was no difference between groups and ears in GIN. Conclusion: bilingual subjects proficient in the English Language presented similar performance to those of monolingual subjects who spoke Brazilian Portuguese in the temporal resolution ability.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
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