Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23156
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JulianaAlvesRocha_tcc.pdf744,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil de atuação fonoaudiológica em hospitais do Distrito Federal
Autor(es): Rocha, Juliana Alves
Orientador(es): Furia, Cristina Lemos Barbosa
Coorientador(es): Toni, Laura Davison Mangilli
Assunto: Fonoaudiologia
Saúde pública
Saúde coletiva
Doentes hospitalizados
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 17-Fev-2020
Referência: ROCHA, Juliana Alves. Perfil de atuação fonoaudiológica em hospitais do Distrito Federal. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A Fonoaudiologia Hospitalar é a área que atua com pacientes a beira leito e/ou em atendimento ambulatorial, de forma precoce, preventiva, intensiva e oferecendo suporte e/ou apoio técnico a equipe. Objetivo: Descrever e comparar a atuação do fonoaudiólogo inserido no contexto hospitalar no Distrito Federal por meio de informações do serviço e da atuação fonoaudiológica. Método: Estudo transversal realizado nos serviços de Fonoaudiologia dos Hospitais Públicos da Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES) e de Hospitais Privados (HP). A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online, 77 fonoaudiólogos, 64 da SES e 13 de HP foram agrupados de acordo com a região, centro de Brasília e outras regiões. Para a análise estatística utilizou-se o teste Qui-Quadrado para associação. Resultados: O perfil do fonoaudiólogo do DF apresentou 45,3% de fonoaudiólogos como responsáveis pelo serviço, 36,4% inseridos no serviço entre 5 a 10 anos, 68,6% atuantes nas unidades de internação, 39% com o público infantil, 53,2% com uma carga horária média de 20 horas semanais e 58,4% com a renda mensal entre R$2000,00 e R$5000,00. A maioria (71,5%) está inserido em equipes multidisciplinares, as áreas mais atuantes são a disfagia e audiologia; as principais dificuldades apontadas foram falta de material e/ou equipamentos para o trabalho e identificou-se que a fonoaudiologia é reconhecida por outros profissionais e por pacientes. Na análise de associação das variáveis qualitativas e quantitativas verificou-se diferenças estatísticas significantes para: 1) quando se analisou as regiões: categorias tempo de serviço e atuação nas áreas audiologia e disfagia; 2) quando se analisou por remuneração: fonoaudiólogo como responsável pelo serviço; carga horária maior, atuação em linguagem, voz, e mais de uma área de atuação; e falta de instrumentos para o trabalho. Conclusão: O estudo possibilitou o conhecimento do perfil do fonoaudiólogo no âmbito hospitalar no DF, em relação ao serviço e atuação fonoaudiológica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons