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dc.contributor.advisorSilva, Isabella Monteiro de Castro-
dc.contributor.authorDel Corso, Jéssica Barbosa dos Anjos-
dc.identifier.citationDEL CORSO, Jéssica Barbosa dos Anjos. Escrita de jovens adultos com deficiência auditiva. 2018. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo propôs descrever as atipicidades relacionadas aos aspectos temporais, linguísticos e gramaticais na narrativa textual de jovens adultos com deficiência auditiva e expor características que relacionem a língua materna e o letramento. Os textos analisados foram categorizados em três níveis de narrativa textual, relacionando essa classificação com as respostas de um questionário com perguntas sobre o perfil da língua materna, características da reabilitação auditiva e o letramento com um teste de reconhecimento de fala com e sem apoio de LOF. Participaram 14 alunos, sendo 4 mulheres e 10 homens, na faixa etária entre 20 e 36 anos. Verificou-se forte associação entre a língua em que se comunica com a família e a quantidade de palavras de sentido lexical utilizadas nos textos, e o tempo de uso diário do AASI teve forte associação com o nível de categoria narrativa e com a quantidade de palavras de sentido gramatical empregada nos textos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordDeficiência auditivapt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - reabilitaçãopt_BR
dc.titleEscrita de jovens adultos com deficiência auditivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-17T11:18:45Z-
dc.date.available2020-02-17T11:18:45Z-
dc.date.submitted2018-07-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23152-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1ABSTRACT: This study is proposed to describe the atypical behaviour related to the linguistic temporal and grammatical aspects in the textual narrative of young adults with hearing impairment and to expose characteristics that are related to the first language and the literacy. The texts analysed were categorized into three levels of textual narrative, relating this classification to the answers of a questionnaire with questions about the first language profile, auditory rehabilitation characteristics and the literacy with a speech recognition test with and without LOF support. A total of 14 students were involved, being 4 women and 10 men, from ages between 20 and 36 years old. There was a strong association between the language that communicates with the family and the amount of words with lexical meaning used in the texts. The daily use of the AASI had a strong association with the level of narrative category and with the amount of words with grammatical meaning employed in the texts.pt_BR
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