Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2313
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_WernerJoseLisboaKrapf.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão, arte e cultura na ponta dos dedos
Autor(es): Krapf, Werner José Lisbôa
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Deficientes visuais
Crianças deficientes - educação
Inclusão escolar
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: KRAPF, Werner José Lisbôa. Inclusão, arte e cultura na ponta dos dedos. 2011. 61 f., il. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar a utilização e o impacto das tecnologias adaptativas como a tiflotecnologia e outros recursos, nas aulas de artes, desenvolvidos de forma autoral para dar suporte às ações pedagógicas em sala de aula com alunos com deficiência visual. Aliado a esse objetivo buscase com esse trabalho alertar da necessidade de maior envolvimento com as questões relativas à inclusão escolar do público com deficiência visual na escola regular. A base teórica pauta-se nos trabalhos da perspectiva sóciohistórica, uma vez que a mesma concebe a apropriação e significação do conhecimento pelo sujeito a partir de sua interação com o meio cultural e social ao longo de sua trajetória histórica. O estudo foi desenvolvido em Itapetininga, São Paulo, em uma escola pública local, durante cinco meses. Trata-se de um estudo de caso com uma aluna cega, sem outros comprometimentos aparentes, atualmente com 9 anos de idade, sua família e a professora regente da sala de recursos para deficiente visual da unidade escolar. A pesquisa foi dividida em dois estudos: a) com a professora regente; b) com a aluna e família. Utilizou-se na coleta de dados, questionários e roteiros para conversas informais e para observação. Os dados obtidos desvelaram os processos de aquisição de conhecimento e paulatina autonomia da aluna frente ao seu contexto pedagógico e social. Os resultados nestes estudos indicaram um significativo avanço na capacidade de interrelação da aluna para com o aprendizado ministrado e as estratégias adaptativas utilizadas. Sugerem ainda que sua utilização e manuseio são capazes de tornar os processos comunicacionais mais efetivos e significativos. Constatou-se ainda, corroboradas pelos comentários da família e professora regente, o quanto o desenvolvimento da aluna, bem como de seu desejo em aprender são atrelados em grande parte pela qualidade das intervenções desenvolvidas pelos responsáveis pela sua formação, tanto no meio escolar quanto no familiar, tornando-se mais eficiente na medida do envolvimento destes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons