Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Penna Filho, Pio | - |
dc.contributor.author | Silva, Bruno de Alcântara Conde da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruno de Alcântara Conde da. Entre colonizador e colonizado: uma análise histórico comparativa da descolonização de estados africanos (os casos do Marrocos e da Tanzânia). 2019. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A história do continente africano sempre foi perpassado pelos horrores do colonialismo e da exploração europeia e não obstante a isso contemporaneamente os povos africanos custosamente lutam desde suas recentes independência para se emancipar desse legado e alcançarem uma real autonomia. As teorias pós-coloniais e decoloniais se desenvolveram justamente nesse momento de ascensão e deflagração das independencia afro-asiáticas enfocando-se nos esforços analíticos para entender e problematizar a manutenção das condições coloniais buscando a emancipação completa de todos os tipos de opressão e dominação oriundos da modernidade ocidental. Neste aspecto no presente trabalho preferiu-se por utilizar as abordagens dos pensadores Frantz Fanon, Albert Memmi e Paulo Freire, principais expoente do pensamento pós-colonial do sul global. Com isso, foram selecionados dois casos de países africanos, o Marrocos e a Tanzânia, para se aplicar uma análise histórico comparativo a fim de se delinear como esses Estados se desenvolveram e seguiram os modelos de reprodução das opressões coloniais ou se realmente libertaram-se por meio de uma “educação libertadora”, promovendo um real desenvolvimento africano anti-colonial. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colonização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia da libertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject.keyword | África - colonização | pt_BR |
dc.subject.keyword | África - história | pt_BR |
dc.title | Entre colonizador e colonizado : uma análise histórico comparativa da descolonização de estados africanos (os casos do Marrocos e da Tanzânia) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-12T12:50:01Z | - |
dc.date.available | 2020-02-12T12:50:01Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/23115 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The history of the African continent has always been pervaded by the horrors of colonialism and European exploitation, and yet contemporary African peoples have struggled since their recent independence to emancipate themselves from this legacy and achieve real autonomy. Postcolonial and decolonial theories developed precisely at that moment of the rise and outbreak of Afro-Asian independence, focusing on analytical efforts to understand and problematize the maintenance of colonial conditions, seeking the complete emancipation of all kinds of oppression and domination of western modernity. In this respect has been preferred in the present work it uses the approaches of the thinkers Frantz Fanon, Albert Memmi and Paulo Freire, main exponent of postcolonial thought of the global south. Thereby, two cases from African countries, Morocco and Tanzania, were selected to apply a comparative historical analysis in order to delineate how these states developed and followed the reproductive models of colonial oppressions or whether they are actually liberated by “liberating education”, promoting real anti-colonial African development. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.23115 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Relações Internacionais - Graduação
|