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dc.contributor.advisorBarbalho, Sanderson Cesar Macedo-
dc.contributor.authorNavarenho, Vinicius de Souza-
dc.identifier.citationNAVARENHO, Vinicius de Souza. Aplicação da inteligência artificial no âmbito jurídico: visão comparativa entre professores e recém-formados. 2019. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.pt_BR
dc.description.abstractMuito tem sido dito nos anos recentes a respeito da Inteligência artificial, e seus impactos em nosso cotidiano. Com relação ao campo jurídico, profissionais e experts no ramo preveem que, em alguns anos, enfrentaremos uma disrupção radial no ramo, no qual teremos em um futuro próximo uma revolução guiada pelos avanços da tecnologia e da Inteligência Artificial. Dentro do Direito, estudantes e profissionais colecionam diversas opiniões a respeito da implementação da tecnologia em suas rotinas, podendo muitas vezes gerar confusão com relação ao futuro dos operadores de direito. Dentro deste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal a realização de um levantamento de questões cruciais para a aplicação ou não de tecnologia no Brasil. Através de um levantamento bibliográfico, cases contendo a aplicação da tecnologia em diversas áreas do Direito foram estudados de forma aprofundada e detalhada. Com base em um questionário desenvolvido através destes cases estudados, nos quais a tecnologia foi aplicada no âmbito jurídico, buscou-se entender a visão de estudantes e recém-formados no direito, com professores com anos de experiência no ramo. Com estes dois dados, foi possível compararmos quais as expectativas dos estudantes do ramo, que estão iniciando suas vidas profissionais, com aqueles que já possuem passagem profissional e experiência de trabalho. A análise buscou coletar comentários e observações com relação a cada aplicação de tecnologia estudada nos cases, e realizar a comparação subjetiva das opiniões dos alunos e recém-formados, com os professores de direito. O estudo procurou entender como, de um modo geral, o ecossistema jurídico está se preparando para as inovações que estão por vir no Direito como um todo, assim como as diversas possibilidades de aplicação de tecnologias no trabalho do profissional de Direito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutomaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia disruptivapt_BR
dc.subject.keywordInteligência artificialpt_BR
dc.titleAplicação da inteligência artificial no âmbito jurídico : visão comparativa entre professores e recém-formadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T15:39:39Z-
dc.date.available2020-02-11T15:39:39Z-
dc.date.submitted2019-07-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23110-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Much has been said in the recent years about artificial intelligence, and its impacts on our daily lives. Regarding the legal field, professionals and experts in the field predict that, in a few years, we will face a radial disruption in the field, where in the near future we will have a revolution guided by advances in technology and Artificial Intelligence. Within the Law, students and professionals collect diverse opinions about the implementation of the technology in their routines, and can often generate confusion regarding the future of the operators of right. Within this context, the main objective of this research is to carry out a survey of crucial questions for the application or not of technology in Brazil. Through a bibliographical survey, cases containing the application of technology in several areas of Law were studied in depth and detailed. Based on a questionnaire developed through these cases studied, where the technology was applied in the legal scope, it was sought to understand the vision of students and recent graduates in law, with teachers with years of experience in the field. With these two data, it was possible to compare the expectations of the students in the field, who are starting their professional lives, with those who already have professional experience and work experience. The analysis sought to collect comments and observations regarding each application of technology studied in the cases, and to carry out the subjective comparison of the opinions of the students and recent graduates, with the professors of law. The study sought to understand how, in general, the legal ecosystem is preparing for the innovations that are to come in the Law as a whole, as well as the diverse possibilities of applying technologies in the work of the legal professional.pt_BR
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