Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23108
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VitorMonteiroAraujoDeSouza_tcc.pdf732,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Viabilidade financeira de uma empresa de marketing digital em Brasília
Autor(es): Souza, Vitor Monteiro Araújo de
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Assunto: Empresas
Plano de negócios
Marketing na Internet
Data de apresentação: 27-Jun-2019
Data de publicação: 11-Fev-2020
Referência: SOUZA, Vitor Monteiro Araújo de. Viabilidade financeira de uma empresa de marketing digital em Brasília. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo reforça a necessidade de se empreender, criar e desenvolver o seu próprio negócio. Atualmente para se obter sucesso em seu próprio negócio, é preciso conhecer as condições da área de atuação desejada. Portanto, é de suma importância realizar uma análise econômico-financeira da viabilidade do projeto, utilizando alguns recursos financeiros e econômicos, como indicies de viabilidade, demonstrativo de resultados e fluxo de caixa. Por meio destes recursos, torna-se possível ter uma visão mais clara da situação em que o futuro empreendimento se encontra, propiciando uma melhor tomada de decisão. De início são apresentados a justificativa da pesquisa, os objetivos e metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto. Posteriormente, através de um extenso referencial teórico, foram buscadas informações sobre plano de negócios, marketing, marketing digital, indicadores financeiros e analise de viabilidade, para servir de embasamento na produção deste trabalho. Na sequência, foi desenvolvido um plano de negócios contemplando os conceitos internos da empresa, análise de mercado, clientes e concorrentes, bem como o plano de marketing, operacional e financeiro de uma empresa de marketing digital da região do Distrito Federal. Logo após foram construídos três cenários, com diferentes perspectivas de crescimento nos próximos cinco anos, uma otimista, uma provável e uma pessimista. Dessa forma foram analisados os fluxos de caixa referentes a cada cenário, utilizando os seguintes indicadores de viabilidade: Valor Presente Líquido (VPL); Taxa Interna de Retorno (TIR); Payback Descontado (PB) e o Benefício-Custo (B/C). Através da análise dos resultados foi possível determinar a viabilidade do projeto, facilitando o processo decisório dos investidores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons