Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23104
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaelaDeFariaDantas_tcc.pdf4,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do modelo de maturidade de indústria 4.0 em uma fabricante de bebidas e a implementação de um sistema de gestão de armazenagem como parte de sua estratégia digital
Autor(es): Dantas, Rafaela de Faria
Orientador(es): Barbalho, Sanderson Cesar Macedo
Assunto: Indústria 4.0
Logística
Armazenamento e transporte de cargas
Data de apresentação: 10-Jun-2019
Data de publicação: 11-Fev-2020
Referência: DANTAS, Rafaela de Faria. Aplicação do modelo de maturidade de indústria 4.0 em uma fabricante de bebidas e a implementação de um sistema de gestão de armazenagem como parte de sua estratégia digital. 2019. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Indústria 4.0 tem como principal objetivo transformar a empresa em uma organização ágil e capaz de se adaptar continuamente à dinamicidade do mercado. Para isso, ela precisa ter conhecimento do seu nível atual de maturidade em relação à Indústria 4.0 e traçar estratégias digitais para alcançar um maior nível de maturidade. O presente estudo é uma pesquisa-ação que visa identificar na literatura científica os principais modelos de maturidade em Indústria 4.0. Ademais, pretende-se avaliar o estágio atual de uma fabricante de bebidas, por meio do emprego do melhor modelo, e analisar a implementação de um sistema de gestão de armazenagem, como parte da estratégia digital da empresa para alcançar um estágio de maturidade mais elevado. A condução da pesquisa-ação revelou o estágio atual da companhia e como o sistema de gestão de armazenagem contribuiu para o seu processo de transformação digital.
Abstract: The Industry 4.0 has as a main purpose to turn the company into an agile organization, able to adapt continuously to the dynamicity of the market. Thus, to reach this target, the business should be aware of its current level of maturity in Industry 4.0 and it needs to establish digital strategies to reach a higher level. The present study, therefore, is an action research that aims to identify in the scientific literature the main models of maturity in Industry 4.0. In addition, it intends to evaluate the current stage of maturity of a beverage manufacturer and analyze the implementation of a warehouse managementl system as part of the company's digital strategy to reach a higher maturity stage. Conducting the action research revealed the company's current maturity and identified how the storage management system contributed to its digital transformation process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons