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dc.contributor.advisorGranemann, Sérgio Ronaldo-
dc.contributor.authorSobral, Nathalia Miranda-
dc.identifier.citationSOBRAL, Nathalia Miranda. Formação de preços do serviço de transporte rodoviário de carga (TRC): uma análise crítica da nova tabela de fretes. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO transporte rodoviário de cargas movimenta 30 bilhões de dólares no Brasil por ano e tem como seu principal recurso os caminhoneiros. Pesquisas realizadas apontam que 45% estão insatisfeitos pois os fretes praticados não cobrem os custos ocorridos. Este estudo tem como objetivo analisar os preços do frete divulgados pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (Antt) como forma de auxiliar ambas as partes na definição de valores finais de frete. Assim, este trabalho inclui as diferenças entre as tabelas publicadas no ano de 2015 e de 2018, assim como uma análise crítica mais aprofundada, a partir de princípios econométricos, da nova tabela do ano 2018. Para isso, foram estudadas as cinco tabelas para os diferentes tipos de cargas, assim como a quantidade de eixos e a variação da quilometragem, a fim de entregar uma análise crítica completa a respeito da nova tabela de fretes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLogística de transportept_BR
dc.subject.keywordTransporte de mercadoriaspt_BR
dc.subject.keywordTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.subject.keywordEconometriapt_BR
dc.titleFormação de preços do serviço de transporte rodoviário de carga (TRC) : uma análise crítica da nova tabela de fretespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T13:35:29Z-
dc.date.available2020-02-11T13:35:29Z-
dc.date.submitted2019-06-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23102-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The road transport of cargo moves 30 billion dollars in Brazil a year and has as its main resource the truck drivers. Research carried out indicates that 45% are dissatisfied because the costs of freight practiced do not cover the costs incurred. This study aims to analyze freight prices published by the National Land Transport Agency (ANTT) as a way to assist both parties in the definition of final freight values. Moreover, this work includes the differences between the rates published in the year 2015 and 2018 as well as a more in-depth critical analysis, based on econometric principles, of the new rate for the year 2018. Therefore, this project analyzed the five tables for the different types of loads, as well as the number of axles and mileage variation, in order to provide a complete critical analysis of the new freight table.pt_BR
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