Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GustavoLopesSilveira_tcc.pdf3,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel das atividades de valor nas operações de uma micro empresa de construção civil do Distrito Federal
Autor(es): Silveira, Gustavo Lopes
Orientador(es): Affonso Neto, Annibal
Assunto: Análise de valor (Controle de custo)
Micro e pequenas empresas
Gestão de processos
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 11-Fev-2020
Referência: SILVEIRA, Gustavo Lopes. O papel das atividades de valor nas operações de uma micro empresa de construção civil do Distrito Federal. 2019. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Brasil é um país de dimensões continentais e possui uma das maiores economias do mundo, um país dessa proporção exerce influência na economia mundial e com mais impacto ainda na economia local, no caso, na América do Sul. Se levarmos em conta que no ano de 2011, cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é representado por Micro e pequenas empresas (MPE) e esse número vem aumentando desde 1985, quando foi iniciada a série histórica (SEBRAE, 2014), podemos assumir que as MPE’s representam uma grande fatia da economia brasileira. Apesar de existirem alguns estudos sobre as pequenas empresas, em especial os realizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), poucos têm como escopo os gestores dessas MPE’s, existem pesquisas que traçam os perfis desses donos de negócio, mas são poucos que contemplam como é feita a gestão dessas organizações. Tal conhecimento é importante quando se procurar melhorar os processos da empresa, a qualidade dos produtos, aumentar o desempenho financeiro e para elaborar um planejamento estratégico satisfatório. (De Sordi, 2010; Shank and Govindarajan, 1996). Este trabalho objetiva analisar o papel da Cadeia de Valor e do gerenciamento da Cadeia de Valor no desenvolvimento das operações de uma micro e pequenas empresas, ele é composto de 6 capítulos, sendo o primeiro a introdução, onde são apresentados os objetivos da pesquisa e os resultados esperados. Em seguida no capítulo 2 é feito uma revisão teórica acerca dos assuntos pertinentes à pesquisa tais como Valor, Geração de Valor, a Cadeia de Valor e suas atividades. No capitulo 3 é apresentada a metodologia usada na pesquisa e no capítulo 4 e 5 é feita uma apresentação da empresa estudada e as análises dos resultados obtidos, respectivamente. Finalmente no capítulo 6 são apresentadas propostas de melhorias serem conduzidas na empresa com o objetivo de melhorar a gestão dos processos e desempenho da empresa. Por fim são feitas as conclusões do estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons