Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarinaSilvaMalta_tcc.pdf2,12 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarbalho, Sanderson Cesar Macedo-
dc.contributor.authorMalta, Marina Silva-
dc.identifier.citationMALTA, Marina Silva. Um estudo sobre servitização em startups. 2019. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO interesse no estudo da servitização e no sistema produto-serviço tem crescido ao longo dos anos, porém existe uma lacuna nesse estudo considerando as startups. Um questionário de investigação foi aplicado, em que foram coletadas dezenove respostas de startups. Dez dessas dezenove empresas ofertam serviços agregados aos seus produtos e a partir de uma análise descritiva chegou-se a um perfil dessas startups, que se mostrarão com uma estratégia voltada a servitização. Elas têm como principal área de negócios voltada a tecnologia da informação, uma estratégia para comercialização do produto voltada para a venda da posse do produto e uma estratégia de comercialização dos serviços com valores fixos para os serviços. O principal serviço ofertado foi o monitoramento remoto do produto, com tecnologias habilitadoras por internet móvel (App/Web) e internet das coisas (IoT). Foram identificadas que essas empresas tem como vantagem a estratégia a servitização visando o aumento potencial na receita ao longo do ciclo de vida do produto e uma relação mais próxima com seus clientes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordStartuppt_BR
dc.subject.keywordModelo de negóciospt_BR
dc.subject.keywordSistema produto-serviçopt_BR
dc.subject.keywordInovação em serviçospt_BR
dc.titleUm estudo sobre servitização em startupspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T12:10:44Z-
dc.date.available2020-02-11T12:10:44Z-
dc.date.submitted2019-07-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23095-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The interest in the study of servitization and the product-service system in companies has growing lately, but there is a gap in this study considering startups. A research questionnaire was applied, in which nineteen responses of startups were collected. Ten of these nineteen companies offer aggregated services to their products and from a descriptive analysis a profile of these startups was reached, which are with a tendency towards a strategy focused on servitization. Mostly of the startups are in the area of activity focused on information technology, a product marketing strategy aimed at the sale of product ownership and a strategy of marketing services with fixed values for services. The main service offered was the remote monitoring of the product, with enabling technologies for mobile internet (App / Web) and internet of things (IoT). It was identified that these companies have the advantage of the strategy of servicing the potential increase in revenue throughout the product life cycle and a closer relationship with its customers.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons