Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23088
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeticiaLemosSousa_tcc.pdf154 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPaulin, Grasielle Silveira Tavares-
dc.contributor.authorSousa, Letícia Lemos-
dc.identifier.citationSOUSA, Letícia Lemos. Desempenho de papéis ocupacionais, organização do cotidiano e autoeficácia de adultos e idosos no ambiente universitário. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA cada dia se torna mais frequente o ingresso de estudantes maiores de 40 anos no ambiente acadêmico. Com isso, esses indivíduos começam a desenvolver novos papéis ocupacionais e criar elos que mantenham sua autoeficácia. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a rotina acadêmica e a organização cotidiana dos estudantes universitários adultos e idosos, compreendendo como é a disposição de suas atividades, analisando os papéis ocupacionais exercidos e a autoeficácia. Trata-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, a amostra da pesquisa foi composta por 6 estudantes com 40 anos ou mais, de ambos os sexos, que estudam ou estudaram em uma universidade pública do centro-oeste no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2015. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, aplicada a Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais (LIPO) e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS) e para interpretação dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin. Notou-se que os adultos e idosos que entram na universidade têm dificuldades em associar os demais papéis ocupacionais com o novo papel de estudante e apresentaram baixo nível de autoeficácia nas atividades, por não acreditarem em suas capacidades, se sentindo inferiores e perdendo oportunidades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordPapéis ocupacionaispt_BR
dc.titleDesempenho de papéis ocupacionais, organização do cotidiano e autoeficácia de adultos e idosos no ambiente universitáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-10T14:57:09Z-
dc.date.available2020-02-10T14:57:09Z-
dc.date.submitted2018-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23088-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Each day becomes more frequent or greater than 40 years in the academic environment. With this, teaching sources, new forms of business organization and create ways to maintain their selfefficacy. The work has an academic routine and a daily organization of college students and adults, including organizations organizing their activities, analyzing occupational performance standards and self-efficacy. This is an exploratory descriptive study with the qualitative approach, since the study was done by students 40 years of age and older, of both sexes, who studied or studied at a public university in the Midwest in the period of January 2013 to December 2015. A semi-structured interview was applied, applying an identification list of occupational documents (LIPO) and the content analysis of Bardin. It was noted that the adults and the elderly who enter university have difficulties in associating the other occupational roles with the new role of student and presented low level of self-efficacy in the activities, for not believing in their capacities, feeling inferior and losing opportunities.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons