Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_Lo_RuamaMendesDosReisSantos_tcc.pdf687,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Ser mãe é padecer no paraíso.!? : percepções de mulheres mães sobre a maternidade
Autor(es): Santos, Lo-Ruama Mendes dos Reis
Orientador(es): Pontes, Tatiana Barcelos
Coorientador(es): Santos, Josenaide Engracia dos
Assunto: Papéis ocupacionais
Maternidade
Mulheres
Data de apresentação: 28-Jun-2018
Data de publicação: 10-Fev-2020
Referência: SANTOS, Lo-Ruama Mendes dos Reis . “Ser mãe é padecer no paraíso.!?: percepções de mulheres mães sobre a maternidade. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A construção da maternidade inicia-se muito antes da concepção, e cooperam para este processo, atitudes transgeracionais e culturais, acoplados ao que se deseja de uma menina e de uma mulher dentro da família e da sociedade. As mudanças que acompanham a maternidade podem trazer consigo riscos de crises e desequilíbrios para a vida da mulher, pois as mesmas refletem no papel social, na necessidade de novas adaptações e no reajustamento de sua identidade. Portanto, faz-se necessário conhecer e compreender as percepções de mulheres mães sobre o papel ocupacional materno, e sua relação com o repertório ocupacional e perdas de papéis ocupacionais associadas ao processo da maternidade. Método: Trata-se de estudo qualitativo realizado em um hospital universitário da região centro-oeste do Brasil. A amostra foi composta por 12 mulheres, mães de crianças com desenvolvimento típico, que aguardavam consultas de rotinas. Os dados foram obtidos por meio de entrevista estruturada, gravada com anuência das participantes. Resultados: As mulheres entrevistadas encontravam-se na faixa etária entre 22 e 57 anos; cinco são mães primíparas e sete são mães multíparas; a escolaridade variou entre ensino fundamental incompleto a especialização completa; seis mães exerciam atividades remuneradas e seis mães não exerciam tais atividades. A pré-análise identificou 4 categorias analíticas: “Ser mãe é um dom!”; “Ser mãe é uma responsabilidade da mulher!”; “Ser mãe é padecer no paraíso!”; e perdas ocupacionais. Considerações Finais: A maternidade por si só, leva a modificação nas ocupações desempenhadas e nos papéis ocupacionais que as mulheres mães se engajam, causando muitas vezes perdas ocupacionais significativas. A terapia ocupacional pode atuar desenvolvendo e estimulando as habilidades de gerenciamento de tempo, simplificação de atividades, conservação de energia, técnicas de enfrentamento, técnicas de relaxamento, entre outras intervenções, objetivando o desempenho ocupacional satisfatório e desejado, de acordo com a subjetividade, contexto e cotidiano da mulher mãe.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons