Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MariaAlineCardosoDaSilvaCruz_tcc570,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Papel do terapeuta ocupacional nos distúrbios do sono na infância
Autor(es): Cruz, Maria Aline Cardoso da Silva
Orientador(es): Carvalho, Estela Oliveira Rodrigues de
Assunto: Distúrbios do sono
Sono
Crianças - saúde mental
Data de apresentação: 28-Jun-2019
Data de publicação: 10-Fev-2020
Referência: CRUZ, Maria Aline Cardoso da Silva. Papel do terapeuta ocupacional nos distúrbios do sono na infância. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O sono é um processo biológico importante para o crescimento e desenvolvimento saudável dos aspectos físicos e emocionais da criança e está presente desde a vida intrauterina. Porém os distúrbios do sono são queixas cada vez mais frequentes em consultórios pediátricos. Podendo tais distúrbios acarretar na criança dificuldades de concentração, memória, atenção, raciocínio lógico, resoluções de problemas, planejamento, linguagem, aprendizado escolar e realização nas atividades de vida diária. Nesse sentido, espera-se que esse estudo venha a contribuir para a atuação e conhecimento dos terapeutas ocupacionais acerca do sono e descanso. Além do incentivo em novas pesquisas sobre o tema. O estudo tem como objetivos realizar um estudo teórico sobre o distúrbio do sono e suas implicações na infância, visando contribuir com a atuação da Terapia Ocupacional na área e seus possíveis instrumentos de avaliação. Para tal, optou-se pela técnica de revisão narrativa utilizando o operador booleano AND, combinados das palavras chaves: “distúrbios do sono”, “sono”, “criança”, “infância” e “terapia ocupacional”. Pesquisados nos idiomas português e inglês. Diante disso, tal pesquisa mostrou que se torna claro a necessidade de uma apropriação maior do sono como uma ocupação por parte dos terapeutas ocupacionais. Sendo fundamental que exista a inclusão do papel da terapia ocupacional no sono nos currículos de ensino, que existam debates, cursos de capacitação, especializações sobre o sono focados na atuação do terapeuta ocupacional, pesquisas e publicações. Uma vez que, a relevância do sono para o desempenho das ocupações é inquestionável pois esse é essencial para o desenvolvimento na infância e que um sono prejudicado pode ter efeitos negativos no desenvolvimento cerebral, no crescimento físico, no comportamento, no estado de humor, nas emoções, na memória, no sucesso na escola e no bem-estar dos pais e da família. Ademais, são sugeridas pesquisas e publicações futuras sobre o distúrbio do sono na infância, a fim de que novas pesquisas sirvam de conhecimento e embasamento teórico para a atuação de terapeutas ocupacionais.
Abstract: Sleeping is an important biological process for growing and health development of physical and emotional aspects of a kid and it is present since intrauterine life. However, sleeping disturbances are complaints each day more frequent in pediatric offices. These disturbances can bring difficulties in concentration, memory, attention, logical reasoning, problems solving, planning, communication, scholarship learning, and carrying out daily activities. This way, this study targets to contribute for the acting and knowledge of occupational therapists on sleeping and resting. Besides motivating new researches about the subject. The target of the study is to study in theory, the disturbances of sleeping and it’s implications at childhood, and contribute to the acting of occupational therapist in the area and its possible instruments of evaluation. For so, we opted for the narrative revision technique using the Boolean operator AND, combined with the key words "sleep disorder", "sleep", "child”, "childhood" and "occupational therapy". Researched in Portuguese and English. This way, such research has shown that the need for a greater appropriation of sleep as an occupation by occupational therapists becomes clear. It is fundamental to include the role of occupational therapy in sleep in teaching curriculum, that there are debates, training courses, specializations on sleep, focused on the work of the occupational therapist, research and publications. Since the relevance of sleeping to the performance of occupations is unquestionable since it is essential for development in childhood and that impaired sleep can have negative effects on brain development, physical growth, behavior, mood, emotions, memory, success in school and the well-being of parents and family. In addition, future research and publications on childhood sleep disorders are suggested so that new research can be used as knowledge and theoretical basis for the work of occupational therapists.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons