Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2308
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_WelinoJoseAlvesdeMatos.pdf2,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação de detentos, um mecanismo para a reintegração
Autor(es): Matos, Wélino José Alves de
Orientador(es): Avila, Nadja Ramos de
Assunto: Integração social
Educação
Reabilitação de criminosos
Data de apresentação: Abr-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: MATOS, Wélino José Alves de. Educação de detentos, um mecanismo para a reintegração. 2011. 54 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia tem o objetivo de compreender e descrever as relações entre educação escolar e a ressocialização dentro de um sistema penitenciário por meio de experiências vivenciadas em estudo de caso em uma ONG. Pretende-se explicitar o real papel da educação como um mecanismo de ressocialização na atual política de execução penal desenvolvendo uma análise do papel do professor no rompimento de paradigmas dentro do sistema carcerário. Não se deseja insinuar que os internos são simplesmente vítimas sociais, pois cada um é detentor de uma história particular, pretende-se evidenciar em linhas gerais, por meio de análise do material empírico coletado e adquirido por meio de experiências próprias, algumas questões pontuais relativas à vida no cárcere e, principalmente, mostrar que através da educação escolar pode haver uma completa reintegração do preso à sociedade. Assim o presente trabalho tem como objetivo principal mostrar que a educação pode ser usada como um recurso para resgatar as pessoas da criminalidade dando a elas uma nova ótica do mundo, possibilitando a estas pessoas percorrerem novos caminhos que lhes possibilitem uma realidade oposta à criminalidade. Apontando assim uma saída para amenizar a questão da criminalidade e conseqüentemente da segurança pública.
Abstract: This monograph has the objective to understand and to inside describe the relations between pertaining to school education and the ressocialização of a penitentiary system, for way of experiences lived deeply for me and study of case in a ONG, is intended to explicitar the real paper of the education as a mechanism of ressocialização in the current politics of criminal execution, developing one analyzes inside of the paper of the professor in the disruption of paradigms of the jail system. If it does not desire to foment that the interns are simply social victims, therefore each one he is detainer of a particular history, is intended to evidence in this work, in general lines, by means of analysis of the empirical material collected and acquired by means of proper experiences, some prompt questions relative the life in the jail and, mainly to show that through the pertaining to school education it can have a complete reintegration of the prisoner the society. Explicatory the real paper of the education as a mechanism of reintegration of the prisoners the society. Thus the present work has as objective main to show that the education can be used as a resource to rescue the people of crime giving they a new optics of the world, making possible to these people to cover new ways that the potencializem another opposing reality to crime. Thus pointing an exit consequently to brighten up the question of crime and of the public security guard.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2308
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons