Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2307
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ArnaldoMonteiroCostaJunnior.pdf291,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A história da Agência Brasileira de Inteligência : a contra-inteligência organizacional
Autor(es): Costa Júnnior, Arnaldo Monteiro
Orientador(es): Penna Filho, Pio
Assunto: Atividade de inteligência
Serviço de inteligência
Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
Data de apresentação: Abr-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: COSTA JÚNNIOR, Arnaldo Monteiro. A história da Agência Brasileira de Inteligência: a contra-inteligência organizacional. 2011. 46 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo analisa os conceitos e o contexto histórico das atividades de Inteligência na esfera internacional. Estamos inseridos num mundo globalizado onde somos bombardeados por uma miríade de informações diariamente. Cabe à atividade de Inteligência à coleta e análise d e tais informações para descobrir o que pode ser maléfico. A Contra-Inteligência e a Espionagem são métodos utilizados para tal feito, tendo em vista as novas operações de nível organizacional. O que antes tinha teor ideológico, hoje a atividade é empresarial. As principais agências internacionais são identificadas e o papel da ABIN é analisado tanto no âmbito interno quanto externo. Os programas de contra-inteligência utilizados pela ABIN também são analisados. O presente estudo busca fazer uma análise do papel da ABIN e das demais agências de inteligência no que se referem os temas como biotecnologia, espacial, armas de destruição em massa, proliferação nuclear. A atenção das agências de inteligência hoje são voltadas a tais temas que implicam na ordem de relação entre os Estados.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2011.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.