Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2306
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaNilzaLoureiro.pdf535,27 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCupolillo, Mercedes Villa-
dc.contributor.authorLoureiro, Maria Nilza-
dc.identifier.citationLOUREIRO, Maria Nilza. Formação continuada na educação infantil: importância, saberes e desafios. 2011. viii, 62 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO trabalho em questão tem o intuito de apresentar a percepção dos sujeitos pesquisados acerca da importância da formação continuada no seu ambiente de trabalho, ou seja, na educação infantil. Procuramos entender, junto aos pesquisados, como se constituem estes espaços formativos no interior da unidade escolar e o processo de descentralização que possibilita a cada unidade escolar proporcionar formação aos seus educadores, na busca de um trabalho dinâmico e contextual. Os sujeitos pesquisados tiveram a oportunidade de sistematizar seu ponto de vista sobre diferentes tópicos: importância da formação continuada, sua constituição, objetivos, temas, recursos, metodologia, estratégias, entre outros. Desejamos apontar reflexões teóricas sobre a importância e a riqueza desse espaço formativo na vida profissional do educador, sem esquecer que fora dele também existe formação. Ressaltamos a oportunidade que a mesma traz de focar temas relativos às necessidades cotidianas do professor, bem como outros temas de construção coletiva nos diferentes saberes pedagógicos. Porém, para que isto ocorra, tornam-se necessárias melhores condições na efetivação deste processo, autonomia do professor e consideração quanto ao processo de construção do seu saber e aprendizagem ao longo de sua vida.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordEducação permanenteen
dc.titleFormação continuada na educação infantil : importância, saberes e desafiosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-06T11:37:01Z-
dc.date.available2012-01-06T11:37:01Z-
dc.date.issued2012-01-06T11:37:01Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2306-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2306pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons