Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Nayara Moreno de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Luiz Gustavo Machado de | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Luiz Gustavo Machado de. Biomimética e design: emulação do esqueleto da esponja Euplectella aspergillum. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto de conclusão de curso em design apresenta o desenvolvimento de uma padronagem dinâmica com base na estrutura da esponja Euplectella aspergillum. A partir da possibilidade de utilizar princípios da biomimética na criação de projetos de design para inovação formal e sustentável utilizou-se do método “biologia para o design” conjuntamente à técnica da modelagem paramétrica para desenvolver uma padronagem tridimensional aplicável em qualquer superfície com base em uma alimentação simples de um código visual, chegando ao objetivo em âmbito digital conjuntamente a uma análise segundo os “princípios da vida” da biomimética, sugerindo bons usos para o código e também apresentando uma prospecção para testes e desenvolvimentos futuros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelagem tridimensional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biomimética | pt_BR |
dc.title | Biomimética e design : emulação do esqueleto da esponja Euplectella aspergillum | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T11:19:56Z | - |
dc.date.available | 2020-01-31T11:19:56Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/23064 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The conclusion of this final paper in product design presents the development of a dynamic pattern based on the structure of the sponge Euplectella aspergillum. This theme was established based on the possibility of using biomimicry principles to create design projects that incorporate formal and sustainable innovation. The method utilized was the “biology to design”, alongside parametric modelling in Grasshopper, resulting in a 3D pattern applicable in any digital surface by simple interactions with a visual code, beyond the code the project was analysed by using biomimicry’s “life’s principles”, suggesting good use of the code alongside a prospect for future testing and development. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Design
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