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dc.contributor.advisorAguiar, Carla Silva Rocha-
dc.contributor.authorCardoso, Izabela Cristina Nere Rodrigues-
dc.identifier.citationCARDOSO, Izabela Cristina Nere Rodrigues. O aprendizado de máquina como ferramenta de business intelligence na melhoria da gestão do paciente. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia de Software, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO dado por si só não é conhecimento, entretanto carrega o potencial de conhecimentos úteis serem extraídos dele. Com o avanço da tecnologia, várias áreas que faziam registros em papéis passaram a fazê-los de forma digital, a saúde é uma dessas áreas. Com essa transição, uma grande quantidade de dados digitais passou a ser produzida de forma rápida, aumentando as oportunidades de extração de conhecimentos a partir destes dados. Estes conhecimentos podem ser utilizados no suporte à tomada de decisões na área da saúde, permitindo que sejam feitas decisões mais bem informadas. Este é o propósito do business intelligence, que une conceitos, métodos e tecnologias para melhorar tomadas de decisões a partir da análise dos dados. Apesar do business intelligence ser amplamente aplicado em contextos industriais, sua aplicação na área da saúde é crescente. Desta forma, este trabalho busca desenvolver um modelo de business intelligence para a área da saúde, identificando quais são as estratégias mais adequadas para este contexto através de um estudo de caso, avaliando principalmente a contribuição do aprendizado de máquina como estratégia de business intelligence.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBusiness Intelligencept_BR
dc.subject.keywordAprendizado do computadorpt_BR
dc.subject.keywordInformação digitalpt_BR
dc.titleO aprendizado de máquina como ferramenta de business intelligence na melhoria da gestão do pacientept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-30T13:14:06Z-
dc.date.available2020-01-30T13:14:06Z-
dc.date.submitted2018-03-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23054-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The data by itself is not knowledge, but carries the potential of useful knowledge to be extracted from it. With the advancement of technology, several areas that made records in papers began to do them in digital form, healthcare is one of these areas. With this transition, a large amount of digital data started to be produced quickly, increasing the opportunities for extracting knowledge from these data. This knowledge can be used to support decision making in the healthcare area, allowing for more informed decisions. This is the purpose of business intelligence, which unites concepts, methods and technologies to improve decision making from data analysis. Although business intelligence is widely applied in industrial contexts, its application in health is growing. In this way, this work seeks to develop a business intelligence model for the healthcare area, evaluating the most appropriate strategies for this context, through a case study.pt_BR
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