Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23051
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThiagoRafaelFelixMoreira_tcc.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta Júnior, Edson Alves da-
dc.contributor.authorMoreira, Thiago Rafael Felix-
dc.identifier.citationMOREIRA, Thiago Rafael Felix. Promoção do pensamento computacional por meio do treinamento para a OBI. 2019. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia de Software, 2019.pt_BR
dc.description.abstractApesar de muitos jovens terem interesse em trabalhar na área de Tecnologia da Informação, as disciplinas iniciais de programação de cursos relacionados à area possuem um alto índice de reprovação. Um dos motivos para esse desempenho é o baixo desenvolvimento do pensamento computacional dos jovens que cursam o ensino médio. Deste modo, este estudo buscou saber se é possível desenvolver o pensamento computacional no ensino médio através de atividades extracurriculares voltadas ao treinamento para a Olimpíada Brasileira de Informática, importante evento no âmbito da programação competitiva voltada aos alunos do ensino fundamental, ensino médio e primeiro ano de graduação. Após a realização de oficinas de programação, notou-se o baixo interesse dos alunos na participação das aulas promovidas pelo autor, desnivelamento dos alunos nas variadas disciplinas de matemática e aumento do desempenho após as oficinas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPensamento computacionalpt_BR
dc.subject.keywordInformática na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordProgramação (Computadores)pt_BR
dc.titlePromoção do pensamento computacional por meio do treinamento para a OBIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-30T12:25:01Z-
dc.date.available2020-01-30T12:25:01Z-
dc.date.submitted2019-07-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23051-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Young brazilian people have interest in Information Technology area, however, programming subjects of courses like Software Engineering, Computer Science and other courses related, have high failure rates. A reason for that is the low growth of computational thinking at high school. Thus, this study has the goal to know if it is possible to develop the computational thinking at high school by extracurricular activities focused on training students to the Brazilian Olympic in Informatics, an important contest dedicated to docents of Elementary School, High School, and first year of College. From a pilot test and a participatory research, both as a programming workshop, was possible to notice the lowest interest of the participants, the uneven knowledge in several maths subjects and the increase in their performance after the workshops.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons