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Título: PGTBL : plataforma de gerenciamento de Team-Based Learning
Autor(es): Deon, Victor Hugo Arnaud
Orientador(es): Ramos, Cristiane Soares
Coorientador(es): Kosloski, Ricardo Ajax Dias
Assunto: Tecnologia na educação
Aprendizagem colaborativa
Software livre
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 30-Jan-2020
Referência: DEON, Victor Hugo Arnaud. PGTBL: plataforma de gerenciamento de Team-Based Learning. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O mercado de engenharia exige algumas competências que devem ser enfatizadas, entre elas destacam-se: capacidade de trabalho em equipe, análise de dados, resolução de problemas reais. As metodologias ativas de aprendizagem tem como objetivo preencher essas lacunas que o mercado exige dos alunos, entre elas temos o Team-Based Learning (TBL) que é uma metodologia de aprendizagem colaborativa. Embora existam ferramentas para apoiar o uso do TBL como CMCs (Computer-Mediated Communication), não foi encontrado ferramentas para automatizar a execução e implantação do TBL no ambiênte acadêmico. O objetivo deste trabalho é a implementação de uma ferramenta chamada PGTBL para automatizar o processo de uso da metodologia ativa de aprendizado Team Based Learning. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foi uma adaptação ao SCRUM, XP e SAFe para um único desenvolvedor e pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico do trabalho. A finalidade do software é que a aplicação do TBL se torne algo mais fácil, constante e automatizado, tornando o processo mais prazeroso, tanto para o aluno quanto para o professor. A ideia do sistema é ter um design atrativo e será responsável por todo o processo da metodologia de ensino TBL.
Abstract: The engineering profession requires some skills that should be emphasized, for example: teamwork, data analysis, real problem solving. The active learning methodologies have as objective to fill these gaps that the profession demands of the students, among them we have the Team-Based Learning (TBL) that is a collaborative learning methodology. Although there are tools to support the use of TBL as Computer-Mediated Communication (CMCs), no tools found to automate the implantation of TBL in the academic environment. The objective of this work is the implementation of a tool called PGTBL to automate the process of using the Active Learning Methodology Team Based Learning. The methodology used to achieve the objectives was an adaptation to SCRUM, XP and SAFe for a single developer and bibliographical research for the theoretical basis of the work. The purpose of the software is to make the TBL application easier, more constant and automated, making the process more enjoyable for both the student and the teacher. The idea of the system is to have an attractive design and will be responsible for the entire process of the TBL teaching methodology.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia de Software, 2019.
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