Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/23026
Título: | Redesign de jogos educacionais para o ensino de LIBRAS |
Autor(es): | Ferreira, Vítor Henrique Malcher |
Orientador(es): | Silva, Tiago Barros Pontes e Maynardes, Ana Cláudia |
Assunto: | Design de jogos Pessoas com deficiência auditiva Língua brasileira de sinais Jogos educativos Tecnologia na educação |
Data de apresentação: | 25-Jun-2018 |
Data de publicação: | 28-Jan-2020 |
Referência: | FERREIRA, Vítor Henrique Malcher. Redesign de jogos educacionais para o ensino de LIBRAS. 2018. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O relatório a seguir descreve o processo de redesenho de um jogo educacional feito para o ensino de LIBRAS, cobrindo desde o primeiro contato com o universo surdo até a aplicação de conceitos reinterpretados de game design para a execução do jogo. Se trata de um jogo projetado para ser usado na sala de aula de uma grande instituição de ensino da língua brasileira de sinais, trazendo o aprendizado como um elemento central e que guia a forma de trabalhar o resto do jogo. Ao longo do processo de redesign, foram adotadas abordagens clássicas de game design, adaptando suas representações para facilitar seu uso no contexto de jogos educacionais, organizando essas informações de forma compreensível para educadores que tenham interesse em fazer jogos mais completos e engajadores para seus alunos. O jogo de cartas resultante do processo apresentou grande potencial de aprendizado sem perder o nível de engajamento comum a jogos de entretenimento, comprovando a aplicabilidade do framework sugerido na presente pesquisa. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2018. |
Aparece na Coleção: | Design
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons