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dc.contributor.advisorJardim, Symone Rodrigues-
dc.contributor.authorMelo, Mariana Bentes Corrêa de-
dc.identifier.citationMELO, Mariana Bentes Corrêa de. Memórias de Yo'i: RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiro. 2019. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO projeto desenvolvido na disciplina de diplomação em design de produto é a criação de um jogo de Role Playing Game (RPG) para inserir o jogador no contexto cultural da comunidade indígena no Brasil. A escolha dos Ticuna como representante neste cenário se deu principalmente por ser o povo indígena de maior número populacional na amazônia e no Brasil. A cultura popular ainda conhecida pela sua população e por sua história, infelizmente, marcada pela violência de agropecuários, seringueiros e madeireiros dentro de seu território. A proposta é desenvolver um jogo de RPG cuja plataforma necessita de pouco material para efetivamente ser jogado, além de sua natureza despretensiosa gerar uma ligação afetiva dos jogadores para com seu cenário. Como a construção do personagem por cada jogador é feita de maneira lúdica, a aprendizagem gerada por meio do jogo retira toda a obrigatoriedade de conhecer o assunto, trazendo os jogadores por vontade própria. Identificando os principais pontos da construção da narrativa de mitos, lendas e contos foi criado um RPG para ensinar sobre a cultura do povo Ticuna de maneira mais divertida, criando empatia entre jogador e os Ticuna.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesign de produtospt_BR
dc.subject.keywordRole Playing Game (RPG)pt_BR
dc.subject.keywordFolclorept_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleMemórias de Yo'i : RPG como ferramenta de aprendizagem de folclore brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-28T14:26:58Z-
dc.date.available2020-01-28T14:26:58Z-
dc.date.submitted2019-07-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23025-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The project developed in the discipline of product design degree is the creation of a Role Playing Game (RPG) to introduce the player in the cultural context of the indigenous community in Brazil. The choice of Ticuna as representative in this scenario was mainly due to the fact that it is the most populous indigenous people in the Amazon and Brazil. The popular culture is still known for its population and its history, sadly, marked by the violence of agriculturalists, ilegal rubber tappers and loggers within its territory. The proposal is to develop an RPG game whose platform needs little material to be effectively played, in addition to its unpretentious nature to generate an connection between the players and their scenario. As the construction of the character by each player is done in a playful way, the learning generated through the game removes all the obligation to know the subject, bringing the players of their own volition to learn it. Identifying the main points of the construction of the narrative of myths, legends and tales created an RPG to teach about the culture of the Ticuna people in a funnier way, creating empathy between player and the Ticuna folk.pt_BR
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