Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22995
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_OmarFariaDosSantosJunior_tcc.pdf2,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mentoria como ferramenta pedagógica auxiliando professores e alunos de graduação em curso de Engenharia de Software
Autor(es): Santos Júnior, Omar Faria dos
Orientador(es): Aguiar, Carla Silva Rocha
Assunto: Engenharia de software
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 27-Mar-2019
Data de publicação: 22-Jan-2020
Referência: SANTOS JÚNIOR, Omar Faria dos. Mentoria como ferramenta pedagógica auxiliando professores e alunos de graduação em curso de Engenharia de Software. 2019. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este artigo apresenta uma forma de ensino em Engenharia de Software tendo a mentoria como método de disseminação do conhecimento. Além disso, descreve o design do curso da Engenharia de Software da UnB que se utiliza desse método de ensino e de metodologias de desenvolvimento de software de amplitude complexa a partir de um autêntico formato de sala de aula. Envolve projetos do tipo FLOSS, do zero, onde os alunos participam de equipes e executam metodologias e práticas ágeis. Apresentamos uma análise quantitativa e qualitativa de como a metodologia e as práticas ágeis são monitoradas por meio de projetos de código aberto. Também mostraremos evidências de que o uso do FLOSS é essencial para a evolução contínua do curso, uma vez que os lições aprendidas de um projeto são normalmente aplicados na oferta de curso a seguir. Apresentamos os resultados de uma pesquisa aplicada onde 90 alunos contribuíram apresentando suas experiências a respeito do curso.
Abstract: This article presents a form of teaching in Software Engineering with mentoring as method of knowledge dissemination. In addition, it describes the design of the course of Software Engineering of UnB that uses this method of teaching and methodologies of software development of complex amplitude from an authentic classroom format. It involves FLOSS projects from scratch, where students participate in teams and execute agile methodologies and practices. We present a quantitative and qualitative analysis of how methodology and agile practices are monitored through open source projects. We will also show evidence that the use of FLOSS is essential for the ongoing evolution of the course, since the lessons learned from a project are usually applied in the course offer to follow. We present the results of an applied research where 90 students contributed by presenting their experiences regarding the course.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia de Software, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons