Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22986
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LaisPedritaNascimentoDeMorais_tcc.pdf8,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Design para empreendedorismo em ilustração
Autor(es): Morais, Lais Pedrita Nascimento de
Orientador(es): Siqueira, Nayara Moreno de
Assunto: Design
Ilustração
Empreendedorismo
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 22-Jan-2020
Referência: MORAIS, Lais Pedrita Nascimento de. Design para empreendedorismo em ilustração. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O projeto aqui exposto foi motivado pela falta de informação e orientação mais concreta no direcionamento do profissional do ramo da ilustração, especialmente para aquele que trabalha como freelancer, comercializando sua arte de maneira independente. O objetivo do trabalho é projetar um serviço destinado aos ilustradores que produzem peças de pequeno e médio porte em espaços reduzidos, auxiliando-os no desenvolvimento de seu empreendimento de maneira simples, funcional e abrangente. Para realizar esse projeto, são necessárias duas frentes de pesquisa. A primeira trata das informações essenciais para a construção de um empreendimento na área de ilustração, captando referências de canais indiretos, das minhas próprias experiências e também as de outros ilustradores freelancers de Brasília. A outra frente é focada na análise da tarefa em si, entendendo o sistema e suas possíveis interações internas, a fim de compreender melhor o processo e as necessidades de um ilustrador no que diz respeito à prática e ao ambiente físico. Essa pesquisa inicial servirá de base para o projeto de um serviço relevante, que atenda aos profissionais de forma adequada e eficiente, pensando desde o mobiliário até o método de embalagem, por exemplo. Com isso, pretende-se com este projeto tornar o exercício da profissão de ilustrador independente algo mais palpável e com menos complicações, com orientações sobre possibilidades de arranjo, para que cada um adapte ao próprio método de trabalho. Além disso, visa-se um maior fortalecimento entre os profissionais da área, através do compartilhamento de informações, diminuindo a resistência do mercado e fomentando a arte no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2018.
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons