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Título: Risco : memória e processo no graffiti ilegal
Autor(es): Loiola, Róbsom Aurélio Soares de
Orientador(es): Monteiro, André Camargo Thomé Maya
Assunto: Grafite (Arte)
Expografia
Design
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 22-Jan-2020
Referência: LOIOLA, Róbsom Aurélio Soares de. Risco: memória e processo no graffiti ilegal. 2019. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso em Design tem como objetivo o desenvolvimento de um objeto expográfico que apresenta, por meio de rascunhos e fotografias, além de alguns outros objetos de acervos pessoais, a questão da memória e do processo no graffiti, ambos em seu âmbito ilegal. O primeiro momento versa sobre a problematização do trabalho, bem como sua justificativa e fundamentação teórica para a compreensão dos conceitos abordados. No segundo momento disserta-se sobre a materialização da exposição e como as ideias resultantes da abordagem tomada nortearam as escolhas expográficas. Através dessa construção é demonstrado como o designer pode atuar no amplo processo expográfico. Junto a isso discorre-se sobre as questões levantadas pela exposição, ou seja, a abordagem do rascunho como objeto de arte e de memória no graffiti, assim como a possibilidade de tornar presente dentro do espaço fechado da galeria uma expressão transgressora que necessita estar na rua para ser o que é.
Abstract: This Undergraduate thesis in Design has as its objective the development of an exhibition object that presents, through drafts and photographs, besides some other objects of personal collections, the question of memory and the process in graffiti, both in its illegal scope. The first moment deals with the problematization of work, as well as its justification and theoretical basis for the understanding of the concepts addressed. In the second moment it is discussed the materialization of the exhibition and how the ideas resulting from the approach taken guided the expographic choices. Through this construction it is demonstrated how the designer can act in the broad expographic process. Along with this we discuss the issues raised by the exhibition, that is, the approach of the draft as an object of art and of memory in graffiti. As well as the possibility of making present in the closed gallery space a transgressive expression that needs to be on the street to exist.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.
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