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dc.contributor.advisorSouza, João Carlos Felix-
dc.contributor.authorSousa, Plínio Silva de-
dc.identifier.citationSOUSA, Plínio Silva de. Avaliação da competitividade de veículos novos a partir de estatísticas de RENAVAM, no Centro-Norte do país. 2018. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA indústria de veículo automotivos é dinâmica e versátil, com segmentos de mercados definidos e que atendem a diversos consumidores. As fabricantes operam no mercado em vários aspectos, mas a venda de carros novos é a principal atividade do final de sua cadeia produtiva. Para medir a performance de vendas no varejo, a informação de RENAVAM é a mais importante para o setor. O objetivo do trabalho é mostrar que as ferramentas estatísticas como matriz de correlação, média, ANOVA e outras fornecem informações preciosas para a inteligência competitiva do setor a partir da análise de RENAVAM no Centro-Oeste e Norte do país. É perseguido ainda o questionamento acerca do impacto do nível de preços dos veículos nas quantidades de emplacamentos realizados. É realizada uma análise detalhada dos principais fabricantes da indústria, principais segmentos e quais os veículos que detêm liderança dentro do mercado, onde se aplica a Regressão Polinomial de grau seis para cada curva de vendas tal como a Regressão Linear Simples. Os coeficientes β-zero são comparados a fim de avaliar como se comportam as curvas de vendas dos diferentes modelos de veículos. É feita a Regressão Múltipla das séries, a partir de dados em painel, afim de mensurar variações significativas nos coeficientes β-zero dos modelos de carros. Uma análise detalhada dos preços médios de compra, a partir da Tabela FIPE, é feita para os modelos HB20 (Hyundai), S-10 (G.M.), Fusion (Ford) e Duster (Renault), com dados de emplacamento. Aplicase a ANOVA de fator duplo a fim de mensurar o impacto dos preços nas quantidades de veículos emplacados e é aplicado o teste de Tukey. Os maiores fabricantes da indústria tendem a emplacar veículos de entrada, naturalmente há correlação positiva entre preço médio e quantidade de emplacamentos, mas a variação no preço-médio tem um impacto mais relevante na análise.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIndústria automobilísticapt_BR
dc.subject.keywordAutomóveispt_BR
dc.subject.keywordAnálise de regressãopt_BR
dc.subject.keywordComércio varejistapt_BR
dc.titleAvaliação da competitividade de veículos novos a partir de estatísticas de RENAVAM, no Centro-Norte do paíspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-21T14:10:12Z-
dc.date.available2020-01-21T14:10:12Z-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22970-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The automotive vehicle industry is dynamic and versatile, with market segments defined and serving diverse consumers. Manufacturers operate in the market in several ways, but the sale of new cars is the main activity at the end of their production chain. To measure retail sales performance, RENAVAM information is the most important for the industry. The objective of the study is to show that statistical tools such as correlation matrix, mean, ANOVA and others provide valuable information for the sector's competitive intelligence based on RENAVAM's analysis in the Central West and North of the country. It is also pursued the questioning about the impact of the price level of the vehicles in the quantities of realized placements. A detailed analysis of the major industry manufacturers, major segments and which vehicles are market leading, where the six-degree Polynomial Regression is applied for each sales curve such as Simple Linear Regression. The coefficients β-zero are compared in order to evaluate how the sales curves of the different vehicle models behave. The Multiple Regression of the series is made, from panel data, in order to measure significant variations in the β-zero coefficients of the car models. A detailed analysis of the average purchase prices, from the FIPE Table, is made for the HB20 (Hyundai), S-10 (G.M.), Fusion (Ford) and Duster (Renault) models with license plate data. The double-factor ANOVA is applied in order to measure the impact of prices on the quantities of vehicles registered and the Tukey test is applied. The largest manufacturers in the industry tend to ship entry vehicles, there is, of course, a positive correlation between the average price and the quantity of license plates, but the variation in the average price has a more relevant impact on the analysis.pt_BR
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