Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22964
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabrielaRibeiroPadrao_tcc.pdf3,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma pesquisa-ação sobre redução de perdas na etapa de corte em uma fábrica de vidro com base em conceitos de produção enxuta
Autor(es): Padrão, Gabriela Ribeiro
Orientador(es): Barbalho, Sanderson Cesar Macedo
Assunto: Produção enxuta
Sistema Toyota de produção
Controle de produção
Data de apresentação: 28-Nov-2018
Data de publicação: 21-Jan-2020
Referência: PADRÃO, Gabriela Ribeiro. Uma pesquisa-ação sobre redução de perdas na etapa de corte em uma fábrica de vidro com base em conceitos de produção enxuta. 2018. ix, 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O acirramento da competição entre as empresas é cada vez mais intenso e o Sistema Toyota de Produção (TPS) surge como uma alternativa para redução de custos. Neste sentido, uma fábrica francesa deficitária de corte e montagem de vidro investiu em produção enxuta. A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito de um intercâmbio viabilizado pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, trata do processo planejamento, implementação e acompanhamento dos resultados de melhorias propostas alinhadas à filosofia enxuta em uma das etapas do processo produtivo desta fábrica. As melhorias implementadas resultaram na redução de 3% de um indicador chave da organização, referente à perda de matéria-prima.
Abstract: The competition between companies is becoming more intense and Toyota Production System appears as an alternative to reduce costs. In this regard, a French glass cutting and assembly plant invested in lean production. This study, conducted during an exchange promoted by Science Without Borders, addresses the process of planning, implementing and monitoring the results of improvements aligned to lean manufacturing in one of the steps of the plants’ productive process. The improvements implemented resulted in a 3% reduction of an organization's key performance indicator, associated to the loss of raw-material.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons