Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22961
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JoaoVitorForechi_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRocha, Carlos Henrique Marques da-
dc.contributor.authorForechi, João Vitor-
dc.identifier.citationFORECHI, João Vitor. Otimização da contribuição marginal por meio da análise do market share. 2018. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO market share é sem dúvida um dos principais indicadores para grandes empresas, através dele é possível identificar os líderes de um mercado e também reforçar a importância da marca para os consumidores. Porém, ao se buscar uma maior participação, é necessário avaliar se esse movimento é ou não rentável, tendo em vista que pode custar muito caro a obtenção de fatias de mercado cada vez maiores. Dito isto, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de cálculo em que seja possível relacionar o ganho de market share com a rentabilidade. Isso foi feito por meio da análise da redução dos preços relativos ao comparado com os demais concorrentes do mercado. O Estudo foi realizado em uma multinacional brasileira do setor alimentício e foi utilizado o programa Microsoft Excel® para a realização dos cálculos. A partir dos resultados, foi possível determinar qual a fatia de mercado que maximiza a contribuição marginal de uma das principais categorias de produtos da empresa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMarket sharept_BR
dc.subject.keywordEmpresas - rentabilidadept_BR
dc.subject.keywordEmpresas multinacionaispt_BR
dc.subject.keywordPreçospt_BR
dc.titleOtimização da contribuição marginal por meio da análise do market sharept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-21T12:06:52Z-
dc.date.available2020-01-21T12:06:52Z-
dc.date.submitted2018-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22961-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The market share is undoubtedly one of the main indicators for large companies, through it is possible to identify the leaders of a market and reinforce the importance of the brand for consumers. However, when seeking greater participation, it is necessary to evaluate whether this movement is profitable or not, since it can be very expensive to obtain ever larger market shares. So, this work aims to develop a calculation model in which it is possible to relate the gain of market share with profitability. This was done by analyzing the reduction of prices relative to other competitors in the market. The study was carried out in a Brazilian multinational in the food sector and the Microsoft Excel® program was used to perform the calculations. From the results, it was possible to determine which market share maximizes the marginal contribution of one of the main product categories of the company.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons