Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22959
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HelberthGoncalvesMacau_tcc.pdf2,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de investimento de maquinário : estudo de caso em uma usina de processamento de lixo
Autor(es): Macau, Helberth Gonçalves
Orientador(es): Souza, João Carlos Felix
Assunto: Análise financeira
Usina de resíduos sólidos
Fluxo de caixa
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 21-Jan-2020
Referência: MACAU, Helberth Gonçalves. Análise de investimento de maquinário: estudo de caso em uma usina de processamento de lixo. 2018. x, 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade de se operar um britador de impacto em uma usina de processamento de lixo com vista a aumentar a proporção de produção do composto orgânico do lixo. Para analisar essa viabilidade foi necessário utilizar o método de análise de fluxos de caixa reais que utilizam as ferramentas de valor presente líquido, índice de lucratividade, taxa interna de retorno e payback descontado. Foi levado em conta os gastos necessários para a operacionalização do britador de impacto e seus possíveis retornos com base no histórico de processamento.
Abstract: The objective of the present work is to analyze the feasibility of operating an impact crusher in a waste processing plant with a view to increasing the proportion of organic waste produced. To analyze this viability it was necessary to use the method of analysis of real cash flows using the tools of net present value, profitability index, internal rate of return and discounted payback. The necessary expenses for the operation of the impact crusher and its possible returns based on the processing history were taken into account.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons