Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22957
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanielaMouraSolorzano_tcc.pdf926,1 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGarcia, Reinaldo Crispiniano-
dc.contributor.authorSolórzano, Daniela Moura-
dc.identifier.citationSOLÓRZANO, Daniela Moura. Modelo de otimização do fluxo de pacientes numa clínica médica. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractDentre os problemas encontrados nos serviços de saúde, o tempo de espera para ser atendido é um dos mais abrangentes. Seja numa unidade pública ou particular, os elevados tempos de espera muitas vezes são considerados normais e causam grandes transtornos para pacientes e profissionais de saúde. Este estudo provê uma análise sobre o impacto de sistemas de agendamento nos processos de atendimento de uma clínica pediátrica. As regras de agendamento vigentes geram sobrecarga para o médico e constantes atrasos para os pacientes. Com base na demanda e na duração dos serviços oferecidos, novas regras de agendamento foram analisadas e simuladas. Ao final, a regra de agendamento “Bloco individual / Intervalo variado” mostrou-se eficaz na redução do tempo de espera para ser atendido.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordServiços de saúdept_BR
dc.subject.keywordQualidade no atendimentopt_BR
dc.subject.keywordGestão de processospt_BR
dc.titleModelo de otimização do fluxo de pacientes numa clínica médicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-20T15:48:46Z-
dc.date.available2020-01-20T15:48:46Z-
dc.date.submitted2018-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22957-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Among the problems found in health services, the waiting time to be served is a crucial one. Whether in a public or private unit, large waiting times are often considered normal and cause inconveniences to patients and health providers. This study provides an analysis of the appointment systems in a pediatric clinic. The current appointment rules overwhelm the doctor generating constant delays for patients. Based on the demand and duration of the services offered, new appointment rules were analyzed and simulated. In the end, the appointment rule “Individual-block / Variable-interval” proved to be effective in reducing waiting time.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons