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Título: Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção
Autor(es): Silva Júnior, Everaldo
Orientador(es): Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto: Gamificação
Motivação na educação
Estudantes universitários
Jogos digitais
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 20-Jan-2020
Referência: SILVA JÚNIOR Everaldo. Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção. 2018. xii, 174 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A falta de comunicação constitui um problema grave que afeta diversas instituições de ensino ao redor do mundo, pois gera prejuízos acadêmicos e até mesmo psicológicos nos estudantes. A motivação dos alunos quanto ao seu curso está diretamente ligada com a qualidade das informações que eles recebem. Na maioria das vezes, as expectativas não atendidas do aluno e a falta de integração com a instituição são fatores que podem contribuir com o desestímulo do aluno perante o seu curso. Nos últimos anos, observou-se que a utilização da gamificação pode favorecer o aumento da motivação e o engajamento dos alunos em diversos níveis de ensino. É necessário motivar os alunos com a perspectiva da sua carreira profissional ou acadêmica, dando a eles possiblidades práticas para vivenciar esses dois caminhos, utilizando como meio os jogos e os dispositivos eletrônicos com que estão familiarizados. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um jogo, que divulgue aos estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília quais são os caminhos que devem ser trilhados para obtenção do grau de Engenheiro, com o intuito de engajá-los e motivá-los. O Game da Produção foi desenvolvido através da aplicação e seleção de técnicas de jogos de um Framewok de Gamificação. O estudo mostrou a viabilidade da aplicação gamificada no contexto da proposta, tendo como confirmação os feedbacks coletados após os testes.
Abstract: The lack of communication is a serious problem that affects many educational institutions around the world, as it generates academic and even psychological losses in students. Students' motivation for their course is directly linked to the quality of the information they receive. Most of the time, the student's unmet expectations and lack of integration with the institution are factors that can contribute to the student's discouragement in the course. In recent years, it has been observed that the use of gamification can favor the increase of the motivation and the engagement of the students in diverse levels of education. It is necessary to motivate the students with the perspective of their professional or academic career, giving them practical possibilities to experience these two paths, using as a means the games and the electronic devices with which they are familiar. The objective of this research is to develop a game that will teach the students of the Production Engineering course at the University of Brasília which are the paths that must be traced to obtain the degree of Engineer with the intention of engaging them, motivating them as way to reduce the rate of travel avoidance. The Game of the Production was developed through the application and selection of techniques of games of a Framewok of Gamification. The study showed the viability of the application in the context of the proposal, having as confirmation the feedbacks collected after the tests.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
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