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dc.contributor.advisorKelman, Celeste Azulay-
dc.contributor.authorCampos, Rosiane Sudré-
dc.identifier.citationCAMPOS, Rosiane Sudré. Surdez: o desafio socioeducacional em seu percurso histórico. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste estudo parte das dificuldades que uma aluna surda de quinta série do ensino fundamental enfrenta no seu cotidiano escolar. O estudo levantou não apenas o que pensam os ouvintes a respeito da educação dos alunos com surdez, mas, principalmente, levantou e analisou a própria opinião dos surdos sobre o assunto. Verificou-se a importância do protagonismo sobre o processo de escolarização do surdo, para garantir propostas curriculares mais apropriadas às suas necessidades e especificidades, principalmente linguísticas e culturais. Este estudo aborda também a questão da importância da linguagem na formação dos processos mentais, mostrando a necessidade do surdo adquirir e estar em contato com a sua língua, para que dessa forma possa se comunicar eficazmente. Foi demonstrado com base nesses relatos, o valor da participação desses sujeitos na definição de suas vidas, principalmente, quanto aos aspectos relacionados à escola. Os depoimentos e observações trazidos nos resultados apontam ainda dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do aluno surdo de atividades, onde a principal barreira é a ausência de uma forma eficaz de comunicação. O estudo pretende contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, analisando a compreensão de seus efeitos, limites e possibilidades e assim, tentando buscar uma atitude educacional responsável e que venha a proporcionar melhores resultados acadêmicos no que se refere à educação de surdos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSurdos - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleSurdez : o desafio socioeducacional em seu percurso históricoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-06T11:17:36Z-
dc.date.available2012-01-06T11:17:36Z-
dc.date.issued2012-01-06T11:17:36Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2293-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2293pt_BR
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