Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Kelman, Celeste Azulay | - |
dc.contributor.author | Campos, Rosiane Sudré | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Rosiane Sudré. Surdez: o desafio socioeducacional em seu percurso histórico. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Este estudo parte das dificuldades que uma aluna surda de quinta série do ensino fundamental enfrenta no seu cotidiano escolar. O estudo levantou não apenas o que pensam os ouvintes a respeito da educação dos alunos com surdez, mas, principalmente, levantou e analisou a própria opinião dos surdos sobre o assunto. Verificou-se a importância do protagonismo sobre o processo de escolarização do surdo, para garantir propostas curriculares mais apropriadas às suas necessidades e especificidades, principalmente linguísticas e culturais. Este estudo aborda também a questão da importância da linguagem na formação dos processos mentais, mostrando a necessidade do surdo adquirir e estar em contato com a sua língua, para que dessa forma possa se comunicar eficazmente. Foi demonstrado com base nesses relatos, o valor da participação desses sujeitos na definição de suas vidas, principalmente, quanto aos aspectos relacionados à escola. Os depoimentos e observações trazidos nos resultados apontam ainda dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do aluno surdo de atividades, onde a principal barreira é a ausência de uma forma eficaz de comunicação. O estudo pretende contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, analisando a compreensão de seus efeitos, limites e possibilidades e assim, tentando buscar uma atitude educacional responsável e que venha a proporcionar melhores resultados acadêmicos no que se refere à educação de surdos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | Surdez : o desafio socioeducacional em seu percurso histórico | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-06T11:17:36Z | - |
dc.date.available | 2012-01-06T11:17:36Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-06T11:17:36Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2293 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2293 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|