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dc.contributor.advisorGarcia, Reinaldo Crispiniano-
dc.contributor.authorSämy, Diogo Barros Corrêa-
dc.identifier.citationSÄMY, Diogo Barros Corrêa. Operação Carro-pipa: otimização das rotas de distribuição de água. 2019. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA seca na Região Nordeste do Brasil exige medidas públicas para contornar o impacto dessa falta de água nos períodos de estiagem. Uma medida é a Operação Carro-Pipa. Desde 2016, o gasto com esse programa tem sido de pouco mais de R$ 1 bilhão anual, e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), instituição que dá suporte a essa operação, encontrou uma oportunidade de redução de custos para o programa. O CENAD verificou que muitas rotas de distribuição apresentavam a entrega de água realizada por um local mais distante do que o necessário e que a roteirização, no geral, poderia ser melhorada. Sendo assim, observou-se a grande melhoria que poderia ser realizada neste processo, encontrando soluções ótimas para a roteirização que havia sido realizada e, também, para outros possíveis cenários de abastecimento. Este trabalho encontra um resultado de economia positiva e satisfatória para a grande maioria dos casos explorados, mas de prejuízo em alguns casos com retirada mínima de pontos referentes a água de rios e açudes. Isso leva ao questionamento tanto da flexibilidade que pode ser aplicada a essa restrição quanto à busca por novas medidas públicas que possam reduzir o custo geral de oferta de água proveniente de outras fontes diferente de rios. De qualquer maneira, pode-se dizer, então, que todos os resultados encontrados reafirmam a necessidade da ferramenta de otimização das rotas de distribuição de água na Operação Carro-Pipa, uma vez que, de modo geral, foram encontradas diversas oportunidades de economia que, para um projeto com um grande volume de orçamento anual, têm um impacto bastante expressivo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordOperação Carro-Pipa (OCP)pt_BR
dc.subject.keywordÁgua - abastecimentopt_BR
dc.subject.keywordPesquisa operacionalpt_BR
dc.subject.keywordProgramação linearpt_BR
dc.subject.keywordRoteirização (Logística)pt_BR
dc.titleOperação Carro-pipa : otimização das rotas de distribuição de águapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T13:26:47Z-
dc.date.available2020-01-16T13:26:47Z-
dc.date.submitted2019-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22930-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Drought in the Northeast Region of Brazil requires public measures to overcome the impact of lack of water during this periods of drought. One measure is the Water Truck Operation. Since 2016, spending on this program has been little more than R $ 1 billion per year, and the National Center for Risk and Disaster Management (CENAD), an institution that supports this operation, has found an opportunity to reduce costs to the program. CENAD found that many distribution routes had deliveries from a farther location than the necessary and that the routing could in general be improved. Thus, it was observed that a great improvement could be made in this process, finding optimal solutions for the routing that had been performed and also for other possible supply scenarios. A positive and satisfactory result was found for the majority of the explored cases, but there was loss in some cases with a minimum withdrawal of points referring to river and weir water. This raises the question of both the flexibility that can be applied to this restriction and the search for new public measures that can reduce the general cost of supplying water from sources other than rivers. In any case, it can be said that all the results found confirm the need for the optimization tool for the water distribution routes in the Water Truck Operation, since, in general, several savings opportunities were found and, for a project with a large annual budget volume, they have a very significant impact.pt_BR
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