Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22921
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CintiaAlvimLage_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da expansão de áreas urbanas brasileiras e seus impactos socioambientais por meio da integração dos índices NTL e NDVI
Autor(es): Lage, Cíntia Alvim
Orientador(es): Baptista, Gustavo Macedo de Mello
Assunto: Crescimento urbano
Paisagem urbana
Impactos socioambientais
São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
Belo Horizonte (MG)
Data de apresentação: 14-Dez-2016
Data de publicação: 15-Jan-2020
Referência: LAGE, Cíntia Alvim. Avaliação da expansão de áreas urbanas brasileiras e seus impactos socioambientais por meio da integração dos índices NTL e NDVI. 2016. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de analisar o crescimento da mancha urbana nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, usando os dados do satélite DMSP (Defense Meteorological Satellite Program) que tem o sensor OLS (Operational Linescam System), combinados com os dados de NDVI do sensor MODIS. Cenas do período de 2001 a 2013 foram adquiridas para as três áreas metropolitanas e pelo uso de métodos de processamento remoto, tiveram o crescimento de suas manchas urbanas analisado. A saturação proveniente dos dados de luz urbana foi corrigida com o índice VANUI, que correlaciona os dados de vegetação com os de luz noturna. Os resultados mostraram uma tendência de crescimento nas três regiões metropolitanas estudadas, especialmente no caso de Belo Horizonte. Esses crescimentos foram mais observados nas bordas das metrópoles, indicando uma periferização desses centros urbanos. Conurbações entre os municípios também foram observadas. Esse estudo pode ajudar a predizer mudanças futuras na paisagem assim como incentivar o uso de luz noturna para estudos futuros. Os dados de luz noturna se mostraram úteis em estudos relativos a áreas urbanas, quando os mesmos são aplicados com o índice VANUI.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons