Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22920
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AmandaVarellaBarcaRamos_tcc.pdf491,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ecovilas : teoria versus prática : como os princípios da sustentabilidade são de fato aplicados em comunidades do Distrito Federal e Goiás
Autor(es): Ramos, Amanda Varella Barca
Orientador(es): Ludewigs, Thomas
Assunto: Ecovilas
Comunidades alternativas
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 15-Jan-2020
Referência: RAMOS, Amanda Varella Barca. Ecovilas: teoria versus prática: como os princípios da sustentabilidade são de fato aplicados em comunidades do Distrito Federal e Goiás. 2016. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Ecovilas são comunidades que buscam abarcar os princípios do desenvolvimento sustentável, criando ambientes de convívio harmônico entre os seres humanos, a fauna e a flora. O objetivo do presente trabalho é analisar se tais princípios são de fato aplicados em comunidades intituladas ecovilas. Para tal, utilizou-se um método de autoauditoria proposto pela Rede Global de Ecovilas para verificar se as comunidades estudadas realizam as práticas sugeridas ou não, sendo no segundo caso, condição que as desqualificariam como ecovila. Foi constatado que a vulgarização do termo o tornou excessivamente abrangente e sua utilização em comunidades que não são ecovilas é algo comum e frequente prejudicando o movimento e os estudos acadêmicos do mesmo, uma vez que esta condição pode resultar na geração de dados inválidos. Mesmo tratando-se de uma pequena amostragem e com metodologia que limita o resultado, o trabalho chama atenção a uma questão importante de qualificação, mas baseia-se a uma definição especifica, sem desmerecer os diferentes conceitos dos demais autores. Considerado por alguns como um fenômeno global e em crescimento, o movimento das ecovilas faz parte do movimento contrário à globalização com uma forma de protesto diferenciada e que tem como objetivo a paz, o equilíbrio ambiental e a restauração das relações entre o homem e natureza.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons