Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Mansur de | - |
dc.contributor.author | Silva, Jamile Maeda | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jamile Maeda. Possíveis caminhos por entre bolhas: fragmentos de Zaratustra para o Brasil hoje: uma narrativa experimental. 2018. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Possíveis caminhos por entre bolhas: fragmentos de Zaratustra para o Brasil hoje é uma narrativa experimental abarcada por um objeto editorial que se aproxima de um livro-objeto, em que trechos do livro Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém, escrito por Friedrich Nietzsche em 1883, foram selecionados e reorganizados de modo a enfatizar ensinamentos e críticas à sociedade que são pertinentes ainda hoje à população brasileira. Com os subsídios teóricos de Deleuze & Guattari, para quem um conceito é sempre múltiplo e uma obra de arte é composta por um híbrido rico de sensações, e de DiSalvo, em que o design pode tomar para si o papel de contestador de mundo ao representar e tornar públicas complexas condições políticas de sociedades contemporâneas, foi traçado um paralelo entre as ideias de Nietzsche e o comportamento da população brasileira de modo generalizado, no qual pensamentos são reforçados por outros a seu redor e o conflito apenas existe para desqualificar e eliminar o outro. Este cenário, de pouca discussão e aprendizado, serviu como base para colocar em foco esse comportamento por meio de fotos de eventos políticos importantes e declarações escritas retiradas de redes sociais exibindo ódio contra o opositor. A narrativa é também construída por experimentações tipográficas que trazem na memória a poesia concreta, tirando partido do momento contemporâneo de maior liberdade projetiva no campo do design. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design editorial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livro-objeto | pt_BR |
dc.title | Possíveis caminhos por entre bolhas : fragmentos de Zaratustra para o Brasil hoje : uma narrativa experimental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-13T19:07:11Z | - |
dc.date.available | 2020-01-13T19:07:11Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-29 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22906 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Possíveis caminhos por entre bolhas: fragmentos de Zaratustra para o Brasil hoje (‘Possible ways in between bubbles: Zaratustra’s fragments for toda/s Brazil’) is an experimental narrative book which shares some characteristics with an object-book. It reorganizes selected fragments from Thus Spohe Zaratustra: A Book for Ali and None, written by Friedrich Nietzsche in 1883, in order to emphasize its lessons and criticism towards society that are still relevant to the Brazilian people today. With the aid of Deleuze & Guattari, to whom a concept is always multiple and an artwork carries a rich sensation hybrid, and DiSalvo, to whom the process o f design may act as an inquisitor to make public complex political contexts in contemporary societies, a parallel was drawn between Nietzsche’s ideas and a generalized Brazilian behavior, in which there is no conflict of thought and those who don't think alike should be silenced. This current scenario of little dialogue and learning was the reason to shine a light on this behavior by presenting in the book pictures o f important political events and hate comments extracted from social media. The narrative is also built with typographic experimentation that pays a tribute to concrete poetry whilst seizing the contemporary moment of major projective freedom in editorial design. | pt_BR |
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