Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Fátima Aparecida dos | - |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Nayara Moreno de | - |
dc.contributor.author | Sá, Alice Araujo Marques de | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Alice Araujo Marques de. Design, inovação e estratégias naturais: aplicações de princípios biomiméticos e biofílicos em projetos criativos. 2018. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Biomimética consiste na emulação consciente da natureza, a qual é considerada como modelo, medida e mentora, a partir de uma perspectiva formal, processual e sistêmica. A Biofilia corresponde ao vínculo inato entre ser humano e meio natural. Tendo em vista tais pressupostos, o Projeto de Programação Visual e o Projeto de Produto destinaram-se à aplicação de princípios naturais ao campo do Design. Ambos abarcaram três etapas gerais: 1) análise paramétrica de 40 produtos pré-existentes; 2) elaboração de espiral do Design para Biologia, brainstorming, matriz de conceitos biológicos, matriz SWOT, Business Model Canvas, painéis visuais, mapas mentais e sketches; e 3) geração de alternativas, construção em substrato físico e prototipagem digital. Sendo assim, empreendeu-se o estudo de organismos – Hippocampus, Phycodurus eques, Victoria amazonica – e de geometria vegetal, caracterizados por padrões biomórficos, sistemas complexos e estruturas modulares resistentes. Resultaram desses procedimentos metodológicos: identidade visual generativa Biosense; sistema interativo em Processing e Arduino; peças de mobiliário e ambiente multifuncional. Também se discutiu a relevância do enfoque interdisciplinar como recurso de inovação do designer, notadamente os aportes da natureza, onde especificidades e adaptações foram testadas evolutivamente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biomimética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design de produtos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade visual | pt_BR |
dc.title | Design, inovação e estratégias naturais : aplicações de princípios biomiméticos e biofílicos em projetos criativos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-13T13:29:18Z | - |
dc.date.available | 2020-01-13T13:29:18Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22889 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Biomimicry is the conscious emulation of nature, which is considered as a model, measure and mentor, from a formal, procedural and systemic perspective. Biophilia corresponds to the innate connection between humans and natural environment. In this study, the Graphic and Product Designs were combined with natural principles, developed in three main stages: 1) parametric analysis of 40 pre-existing products; 2) Spiral of Design to Biology, brainstorming, biological concepts matrix, SWOT matrix, Business Model Canvas, visual panels, mind maps, sketches; and 3) creation of physical models and digital prototyping. Thus, the study of organisms - Hippocampus, Phycodurus eques, Victoria amazonica - and botanical geometry was carried out. The research evidenced common characteristics such as biomorphic patterns, complex systems and resistant modular structures. As a result of these methodological procedures were obtained: generative visual identity; Processing and Arduino interactive system; furniture elements and interior design. The relevance of an interdisciplinary approach as a resource of innovation for designers is discussed, notably the contributions of natural models, where systems, processes and preferences have been tested evolutionarily. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Le Biomimétisme est l’émulation consciente de la nature, considérant ses principes comme modèle, étalon et maître, d’une perspective formelle, processuelle et systémique. La Biophilie correspond à la connexion innée entre l’être humain et l’environnement naturel. Compte tenu de ces hypothèses, le projet de Design Graphique et de Design de Produit ont apliqués des principes naturels au domaine créatif. Les deux ont étés devellopés en trois étapes principales: 1) analyse paramétrique de 40 produits préexistants; 2) conception de Spirale du Design à la Biologie, brainstorming, matrice de concepts biologiques, matrice SWOT, Business Model Canvas, panneaux visuels, cartes mentales, esquisses; et 3) création de modèles physiques et de prototypage numérique. Ainsi, l'étude des organismes – Hippocampus reidi, Phycodurus eques, Victoria amazonica – et de la géométrie végétale a été réalisée. La recherche a mis en évidence des particularités partagées telles que la configuration biomorphique, les systèmes complexes et des structures modulaires résistantes. À la suite de ces procédés méthodologiques ont été obtenus: identité visuelle générative Biosense; système interactif Processing et Arduino; meubles et design d’intérieur. La pertinence d'une approche interdisciplinaire en tant que ressource d'innovation pour les designers a été discutée, notamment les contributions des modèles naturels, où les systèmes, les processus et les préférences ont été testés évolutivement. | pt_BR |
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