Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22888
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlefeFilipeDeLima_tcc.pdf6,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mojave : veículo leve de lazer fora-de-estrada
Autor(es): Lima, Alefe Filipe de
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Veículos
Automóveis - projetos e construção
Automóveis
Design
Lazer
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 13-Jan-2020
Referência: LIMA, Alefe Filipe de. Mojave: veículo leve de lazer fora-de-estrada. 2018. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O projeto de Diplomação consiste na criação de um veículo motorizado leve para lazer e competição fora-de-estrada. Para tal se fez necessário entender o tipo de veículo a ser projetado, e assim pesquisar a história dos veículos offroads, o estilo de vida do público-alvo e suas preferências dentro do que consomem. Mais importante do que entender o conceito do carro em si, é importante entender o que o usuário entende sobre o assunto e o que espera do produto. Após pesquisa, foi estabelecido que o público-alvo esperava que o produto final demonstrasse robustez, segurança, potência, fosse alto e de cores chamativas. Além desta inspiração, o produto se baseou em práticas de lazer ao ar livre e fora-de-estrada, como trilhas, rallys e competições de lazer em campo. Como o veículo possui sistema de locomoção baseado em um motor de motocicleta, foi necessário entender também como funciona a aceleração de uma moto para adaptar conjunto mecânico e elétrico ao projeto. No final, o objetivo do produto é assimilar todo o conhecimento acerca do que o público alvo espera e criar algo coerente com as necessidades de lazer e diversão fora-de-estrada.
Abstract: This Design Degree Project consists on the creation of a motor vehicle for leisure and off-road competition. For that it became necessary to understand the type of vehicle to be designed, and so research the history of offroads vehicles, the lifestyle of the target audience and their preferences within what they consume. More important than understanding the concept of the car itself, it is important to understand what the user understands about the subject and what he expects from the product. After research, it was established that the target audience expected the final product to demonstrate robustness, safety, power, tall and brightness color. In addition to this inspiration, the product was based on outdoor and off-road leisure practices such as trails, rallies and field leisure competitions. As the vehicle has a locomotion system based on a motorcycle engine, it was also necessary to understand how the acceleration of a motorcycle to adapt the mechanical and electrical assembly to the project works. In the end, the goal of the product is to assimilate all the knowledge about what the target audience expects and create something consistent with the needs of leisure and off-road fun.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2018.
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons