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Título: Redescobrindo o corpo e o mundo natural : uma contribuição da experiência corporal para a educação ambiental
Autor(es): Canfran, Pâmela Teixeira
Orientador(es): Ibañez, Maria do Socorro Rodrigues
Coorientador(es): Brito, Marcelo
Assunto: Educação ambiental
Corporalidade
Interação homem-natureza
Data de apresentação: 16-Dez-2016
Data de publicação: 13-Dez-2019
Referência: CANFRAN, Pâmela Teixeira. Redescobrindo o corpo e o mundo natural: uma contribuição da experiência corporal para a educação ambiental. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho busca investigar, baseado numa revisão teórica, como as experiências pessoais de alguns educadores a respeito da corporeidade influenciam em suas práticas de educação ambiental que emergem a partir de uma concepção holística da vida. Tendo em vista a abrangência de uma abordagem majoritariamente mental dentro dos processos educacionais, foram selecionados educadores ambientais atuantes no Distrito Federal que utilizam uma proposta na qual os aspectos relacionados ao corpo/corporeidade são incluídos nas práticas de educação ambiental. Foram evidenciados, por meio de entrevistas semi-estruturadas, os elementos que construíram a relação que educadores ambientais têm com a natureza e como isso impacta sua prática de sensibilização ambiental. As entrevistas foram realizadas com 5 educadores, 3 mulheres e 2 homens, com faixa etária entre 30 e 60 anos, atuantes na educação formal e informal do DF. Analisaram-se as particularidades que fizeram parte da história de vida de cada educador no que tange à construção de uma relação com o ambiente para poder compreender como os valores de cuidado e respeito com a natureza podem ser gerados. Evidenciou-se a corporeidade dentro das práticas ambientais dos educadores principalmente do ponto de vista da estimulação e valorização dos aspectos sensoriais e emocionais dos educandos. A espiritualidade também foi abordada como um elemento importante na construção de um sentimento de integração entre o homem e natureza com finalidade de promover a consciência ambiental. Foi notável como a relação de contato com a natureza tem o potencial de promover a conexão entre as pessoas e o ambiente, gerando atitudes de cuidado, respeito e responsabilidade. Incluir, juntamente com a instrução racional, o aprendizado a partir da corporeidade gera uma compreensão que se sustenta mais a longo prazo nos indivíduos, pois o corpo tem a capacidade de guardar a memória das experiências e de criar um espaço para o que está sendo aprendido nas vivências encontrem e ganhem significado pessoal. A partir do contato com a natureza, vivenciado pelo indivíduo em todas as dimensões do seu ser, incluindo a mente, o corpo e as emoções, uma ligação de pertencimento entre o homem e a natureza é criada, diminuindo a lacuna existente nessa relação e gerando mobilizações no sentido de cuidar do ambiente.
Abstract: This work aims to investigate, based on theorethical review, how personal experiences of some educators regarding corpority, influences their environmental education praxis that emerges from the holistic conception of life. Considering a scope of mainly mental and cartesian approach inside the educational process, it has been selected environmental educators that work, in Distrito Federal, with a proposal in which the aspects related to the body and corporality are included in the practices of environmental education.It was confirmed, through semi-structured interviews, by elements that have constructed the relation that environmental educators have with the nature and how this impacts the environmental awakeness.The interviews have been done with 5 educators, 3 women and 2 men, aged between 30 and 60 years old.It has been analised the particularities that have been part of history of each educator’s life in what regards his/her relation with the environment in order to understand how the values of care and respect with the nature can be generated.It has become clear the presence of corporality within the educator’s environmental practices, mainly from viewpoint of the stimulation and appreciation of the learner’s sensorial and emotional aspects.The spirituality has been also raised as an important element to build a sense of integration between man and nature in order to promote environmental awakeness. It was remarkable how the contact with nature has the potential to promote the connection among people and the environment, generating attitude of care, respect and responsibility.Including, together with a rational instruction, the learning from the corporality generates a understanding that generates an understanding that is sustained more in the long term in the individual, because the body has the capacity to save the experiences and to create a space for what is being learned in the experiences find personal meaning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2016.
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