Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22875
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VitorWolffNogueira_tcc.pdf648,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mídia como instrumento político : as imagens de Getúlio Vargas nas manchetes dos jornais Tribuna da Imprensa e Última Hora (1950-1955)
Autor(es): Nogueira, Vitor Wolff
Orientador(es): Klemi, Albene Miriam Menezes
Assunto: Mídia e política
Jornalismo - aspectos políticos
Vargas, Getúlio, 1882 - 1954 - política e governo
Jornais
Data de apresentação: 10-Nov-2018
Data de publicação: 11-Dez-2019
Referência: NOGUEIRA, Vitor Wolff. Mídia como instrumento político: as imagens de Getúlio Vargas nas manchetes dos jornais Tribuna da Imprensa e Última Hora (1950-1955). 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este artigo trata da imagem do presidente Getúlio Vargas no seu último governo, que vai de 1950 a 1954, construída pelos jornais Tribuna da Imprensa e Última Hora. O objetivo é analisar como Getúlio era retratado por esses dois jornais antagônicos no período mencionado e como o suicídio do presidente reverberou nas páginas dos aludidos periódicos. A intenção é ver como cada jornal construía a figura de Vargas frente às decisões tomadas e às crises enfrentadas pelo governo. A escolha desses dois periódicos foi feita pela notoriedade que eles tinham na época como opositor e apoiador de Getúlio, pois enquanto o primeiro combatia tenazmente o governo Vargas, o segundo assumia o papel de defensor das políticas governamentais. Para atingir esse propósito, a abordagem do tema pauta-se em pesquisa bibliográfica e de fonte de imprensa, nominalmente os mencionados jornais. Os resultados alcançados apontam que a imagem pública do presidente delineada nos periódicos em tela tinha como substratos os posicionamentos das linhas editoriais dos referidos jornais em relação às estratégias a serem adotadas para o desenvolvimento do país, o desenvolvimentismo liberal ou o desenvolvimentismo nacionalista. A constatação a que se chega é entre os dois jornais levou a projeção de imagens divergentes da figura de Getúlio – uma negativa, a da Tribuna da Imprensa, outra, a da Última Hora favorável ao presidente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons