Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SabrinaCristinaQueirozSilva_tcc.pdf453,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento familiar ou esterilização em massa de mulheres negras? : o relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 1993
Autor(es): Silva, Sabrina Cristina Queiroz
Orientador(es): Silva, Edlene Oliveira
Assunto: Mulheres negras
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI)
Esterilização compulsória
Violência contra as mulheres
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 11-Dez-2019
Referência: SILVA, Sabrina Cristina Queiroz. Planejamento familiar ou esterilização em massa de mulheres negras?: o relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 1993. 2018. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as discussões sobre a esterilização de mulheres negras na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 1992 presentes nas falas de parlamentares e palestrantes registradas no Relatório Nº2, de 1993. Esta Comissão, composta por 15 deputados e 15 senadores, com seus respectivos suplentes, foi requerida no mês de novembro de 1991 pela deputada federal negra Benedita da Silva (PT-RJ) e instalada em 1 de abril de 1992, cujo relatório final de 144 páginas foi aprovado em 1993. Foi O relator foi o médico/senador Carlos Patrocínio (PFL-TO). Essa CPMI tratou da esterilização cirúrgica em massa de mulheres no Brasil nos anos 70 e 80. Dentre as pautas da Comissão estava à denúncia da esterilização massiva e, por vezes, compulsória de mulheres negras, demandada por mulheres do Movimento Negro, bem como a necessidade de averiguação da prática de esterilização cirúrgica como uma política eugênica direcionada a população feminina negra no país.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons