Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22864
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RaphaelZenasRochaDaSilva_tcc.pdf3,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de história e processo de independência do Brasil : alternativas para outras abordagens
Autor(es): Silva, Raphael Zenas Rocha da
Orientador(es): Pinto, Ana Flávia Magalhães
Assunto: Brasil - história - Independência, 1822
História - estudo e ensino
Data de apresentação: 12-Dez-2018
Data de publicação: 11-Dez-2019
Referência: SILVA, Raphael Zenas Rocha da. O ensino de história e processo de independência do Brasil: alternativas para outras abordagens. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A narrativa oficial sobre o processo de independência do Brasil foi construída a partir de diversos mitos fundacionais fomentados pelas instituições ligadas ao poder -como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - que pouco revelam os múltiplos conflitos, excluem da discussão os agentes históricos considerados subalternos, e alimentam uma consciência histórica aquém do complexo quadro do final do século XVIII e início do XIX. Nesse sentido, o trabalho se propõe, a partir da reflexão e análise entrecruzada e comparativa entre diferentes documentos voltados para o ensino de história e respeitando o previsto na Base Nacional Comum Curricular, a apresentar alternativas para o desenvolvimento da temática da independência em sala de aula, de forma dialógica e horizontalizada, que apresente o papel fundamental que negros e indígenas tiveram nesse período, inclusive com projetos próprios de futuro não submissos aos interesses da elite que proclamou a independência brasileira e que relacione materiais educacionais variados, estabelecendo um diálogo entre esses recursos.
Abstract: The official narrative about the process of independence of Brazil was constructed from several foundational myths fomented by the institutions related to the power - like the Brazilian Historical and Geographical Institute - that little reveal the multiple conflicts, exclude of the discussion the historical agents considered subalternos ,and nourish a historical consciousness short of the complex framework of the late eighteenth and early nineteenth centuries. In this sense, the work proposes, based on the cross-referenced and comparative analysis and analysis between different documents focused on the teaching of history and respecting the predicted in the National Curricular Common Base, to present alternatives for the development of the theme of independence in the classroom, in a dialogical and horizontalized way, that presents the fundamental role that blacks and indigenous people had in that period, including their own future projects not subordinated to the interests of the elite that proclaimed the Brazilian independence and that relates diverse educational materials, establishing a dialogue between these resources.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons